qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

A derrota de todos nós

Tenente-Coronel Zucco
Deputado Estadual

A radicalização é sempre péssima conselheira. Na política, o agravante são as consequências negativas que atingem os segmentos prejudicados por determinadas decisões. Há poucos dias a Câmara dos Deputados deu mais um exemplo negativo do processo que tem a raiva como ingrediente onipresente.
Desde 2018, quando Jair Bolsonaro foi eleito, a intransigência política resultou em graves consequências. Determinados setores – muitos que cobram o fortalecimento da democracia – na prática fazem o contrário. A proposta do voto impresso/auditável jamais foi analisada pelos desafetos de Bolsonaro sob a ótica técnica. Optaram pela paixão cega em detrimento do benefício coletivo.
O ser humano busca, sempre, o aperfeiçoamento em todos os ramos de atividade. Na Medicina se buscam drogas mais eficientes, equipamentos mais precisos e tratamentos com resposta rápida. Na política, porém, as decisões muitas vezes são tomadas “com o fígado”, ao invés da razão, com prejuízos irrecuperáveis.
A urna eletrônica foi um invento revolucionário, mas deveria ser constantemente modernizada para tornar-se cada vez mais segura. O equipamento está na terceira geração. Apesar da segurança alardeada pelas autoridades eleitorais, estranho que o dispositivo não foi adotado em nenhum país com tradição democrática e onde o desenvolvimento tecnológico é notório. Por que?
A adoção do voto impresso/auditável ratificaria a transparência, mas causa incômodo aos inimigos do Presidente Bolsonaro. Mesmo vitorioso no último pleito, ele contesta a segurança da urna eletrônica. Chamam isso de incoerência, quando é justamente o contrário. Mesmo vencendo ele acredita que a vitória poderia ter sido maior se os dispositivos de controle fossem aperfeiçoados.
Na guerra diuturna travada nas redes sociais a radicalização só aumenta. Em 2022 haverá eleições marcadas pelo clima de beligerância. Apesar da nossa fama de cordialidade, a truculência do comportamento político impede a convergência para forjar a união e superar os problemas crônicos do país. A não adoção do voto impresso/auditável não é uma derrota do Presidente Bolsonaro. É o triunfo da intolerância e da falta de inteligência.

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação