qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Morning Call: bolsas europeias sobem pelo décimo dia e se aproximam de topo histórico

Como ações gerais vão subindo pela décima sessão consecutiva nesta sexta-feira, com as ações francesas se aproximando de seu topo histórico, já que as reaberturas protegem impulsionaram especialmente as empresas consideradas cíclicas.

O CAC da França está muito próximo de atingir o maior nível em mais de duas décadas, liderado pelos varejistas, ao passo que as empresas ligadas ao setor de tecnologia são as mais afetadas na ponta contrária, em meio às quedas nos estoques de microchips.

Na Ásia, o dia foi novamente de perdas, com a disseminação da variante delta e as restrições regulatórias do governo chinês ainda perturbando o sono dos investidores. Já os futuros de ações dos EUA permanecem estáveis ​​depois que o S&P 500 atingiu a nova máxima histórica.

O pano de fundo global é suficiente para que alguns estrategistas prevejam uma estabilidade inflacionária, conforme se confirma os dados de recuperação econômica.

Os especialistas do Tesouro americano saltaram nesta quinta-feira, com os últimos dados dos EUA mostrando que os preços pagos aos produtores subiram em julho mais do que os economistas anteriores, sugerindo que os custos mais altos das commodities e os gargalos de oferta ainda estão aumentando as pressões inflacionárias para as empresas. Os pedidos iniciais de desemprego caíram pela terceira semana e os preços das casas aumentaram para um novo recorde.

Entre as commodities, o petróleo opera em baixa enquanto os investidores tentam dimensionar o impacto da variante delta na demanda. Nas commodities agrícolas, um possível aperto na oferta global de grãos está reaquecendo uma alta nos preços das safras.

Por aqui, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta quinta-feira, 12, à notícia-crime divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mandou abrir investigação para apurar se o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime ao o divulgar a investigação sigiloso da Polícia Federal (PF) sobre uma invasão ao sistema eleitoral ocorrida em 2018.

Com apenas uma semana de intervalo, esse é o segundo inquérito aberto contra o presidente no STF a partir de pedidos do TSE.

Além de Bolsonaro, serão investigados o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) e o delegado da Polícia Federal Victor Neves Feitosa Campos, que também responderá a um pedido de afastamento e um procedimento disciplinar para apurar o possível repasse de informações sigilosas ao presidente. Os três serão autuados no âmbito do inquérito das notícias falsas, que corres no STF sob relatoria do próprio Moraes.

Em oficial de promoção nesta quinta-feira, 12, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as Forças Armadas deram “apoio total” às decisões dele, ainda, voltou a se referir ao Exército, Marinha e Aeronáutica como “Poder moderador” no sistema constitucional do País. Trata-se, na realidade, de uma interpretação equivocada que o chefe do Executivo dá ao artigo 142 da Carta de 1988, para sugerir que os militares são acionados por critérios políticos.

“O momento é de satisfação e alegria para todo o Brasil. Nas mãos das Forças Armadas, o poder moderador. Nas mãos das Forças Armadas, a certeza da garantia da nossa liberdade, da nossa democracia, e o apoio total das decisões do presidente para o bem da sua nação ”, afirmou.

Llamado a interesados a presentar lista en el Círculo Policial de Rivera

La Comisión Electoral del Círculo Policial de Rivera comunica a su masa social y convoca a interesados para presentar listas para las próximas elecciones a llevarse a cabo el 29 de mayo del año en curso. Según información periodística que posee A Plateia en español, indica que el plazo para la presentación de listas vence el lunes 12 de mayo

Se inauguró la nueva sede de la Fundación Pérez Scremini en Rivera

En la jornada de este martes 6 de mayo se llevó a cabo la inauguración de la sede de la Fundación Pérez Scremini en la ciudad de Rivera, la cual se encuentra ubicada en la intersección de calles Dr. Migliaro y César Mayo Gutiérrez en la zona de barrio Insausti, cercano a plaza de Los Dragones y al Hospital de

MAYO AMARILLO 2025: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana” en la frontera Rivera – Livramento

Como ocurre cada año en las instalaciones de la intendencia Departamental de Rivera se llevó a cabo la presentación de las actividades programadas para el “Movimiento Internacional Mayo Amarillo 2025”, en su edición número 12. Para este año 2025, el lema utilizado es: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana”. El programa Mayo Amarillo es un movimiento a nivel mundial cuyo objetivo