qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Policia Civil investiga ataque hacker no sistema do TJ-RS

A invasão no sistema do Tribunal atingiu 165 Comarcas do Estado.
Foto Ilustrativa

Na manhã desta sexta-feira (13), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS), desembargador Voltaire de Lima Moraes declarou que as investigações sobre o ataque cibernético, realizado no início do ano, no sistema do Tribunal estão em andamento no âmbito da Policia Civil. Voltaire explicou que a investigação ocorre em segredo de justiça e, portanto, nenhuma informação complementar pode ser divulgada, além de considerar as invasões como “praga do século XXI”. O ataque hacker atingiu 165 Comarcas do Estado.

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, onde o desembargador também relatou como foi e está sendo desenvolvido o plano de trabalho no Poder Judiciário durante a pandemia no Estado. Segundo ele, os trabalhos presencias nunca estiveram integralmente estagnados, considerando que sempre houve uma equipe reduzida e um magistrado em todas as Comarcas, onde os casos de urgência foram todos atendidos, sendo que, o remoto sempre esteve em funcionamento.

Voltaire enfatizou em dizer que a principal bandeira da sua gestão é a modernização dos serviços prestados pelo Tribunal, bem como, de todo o Judiciário estadual e que o TJ-RS foi o primeiro a sugerir a nível de pais a criação de um comitê de combate a ataques cibernéticos, e que a sugestão foi aceita de forma receptiva pelos demais e que reuniões em torno do tema já acontecem.

Segundo o presidente, uma empresa já havia sido contratada para realizar a informatização do sistema, como por exemplo, a digitalização dos processos físicos, mas descumpriu cláusulas contratuais e teve seu contrato rescindido com o Tribunal.

Um novo processo licitatório já foi aberto e a expectativa, segundo o desembargador Antônio Amaro da Silveira, é que até meados de 2022 todos os processos sejam informatizados no Rio Grande do Sul, estando, portanto, a frente dos demais tribunais que, segundo previsão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil terá seu sistema integralmente informatizado apenas em 2023.

Todos os olhos estão voltados para a blindagem do sistema de informática, porque o mesmo apresentou novas instabilidades em julho deste ano, deixando a equipe do TI em alerta.

Llamado a interesados a presentar lista en el Círculo Policial de Rivera

La Comisión Electoral del Círculo Policial de Rivera comunica a su masa social y convoca a interesados para presentar listas para las próximas elecciones a llevarse a cabo el 29 de mayo del año en curso. Según información periodística que posee A Plateia en español, indica que el plazo para la presentación de listas vence el lunes 12 de mayo

Se inauguró la nueva sede de la Fundación Pérez Scremini en Rivera

En la jornada de este martes 6 de mayo se llevó a cabo la inauguración de la sede de la Fundación Pérez Scremini en la ciudad de Rivera, la cual se encuentra ubicada en la intersección de calles Dr. Migliaro y César Mayo Gutiérrez en la zona de barrio Insausti, cercano a plaza de Los Dragones y al Hospital de

MAYO AMARILLO 2025: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana” en la frontera Rivera – Livramento

Como ocurre cada año en las instalaciones de la intendencia Departamental de Rivera se llevó a cabo la presentación de las actividades programadas para el “Movimiento Internacional Mayo Amarillo 2025”, en su edición número 12. Para este año 2025, el lema utilizado es: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana”. El programa Mayo Amarillo es un movimiento a nivel mundial cuyo objetivo