sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

PEC do voto impresso deve ser votada nesta terça-feira

Para ser aprovada, a proposta precisa dos votos de 308 deputados
Congresso Nacional

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso deve ser votada, nesta terça-feira (10), na Câmara dos Deputados.

Na última sexta-feira (06), o parecer da Comissão Especial que avalia a matéria foi pelo arquivamento da PEC. O resultado da deliberação da rejeição foi de 23 votos a 11. O parecer favorável ao tema foi elaborado pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR).

O presidente da Câmara Arthur Lira (Progressistas) disse que há pelo menos 15 partidos com representação no Congresso contrários à PEC do voto impresso. “Nós temos hoje uma média de 15 a 16 partidos contra o voto impresso ou auditável na Câmara e, com essa perspectiva, eu penso que as chances de aprovação podem ser poucas”.

A proposta é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e sua base aliada e objetiva que os números que cada eleitor digita na urna eletrônica sejam impressos e que os papéis sejam depositados de forma automática numa urna de acrílico. A ideia de Bolsonaro é que, em caso de acusação de fraude no sistema eletrônico, os votos em papel possam ser apurados manualmente.

Apesar de rejeitada na comissão, o regimento permite que o presidente da Casa leve o texto para manifestação do plenário. Os 513 deputados vão analisar a proposta de emenda à Constituição com os relatórios elaborados pela comissão. Para ser aprovada, a PEC precisa dos votos de 308 deputados.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos