qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Câmara aprova projeto de regularização de terras públicas sem vistoria do INCRA

Texto deve ser votado no Senado nos próximos dias
Foto Ilustrastiva

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (03), o projeto de lei que amplia a possibilidade de regularização fundiária de terras da União por autodeclaração, ou seja, sem vistoria prévia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O texto de autoria do deputado Zé Silva (SD-MG), ligado à bancada ruralista na Câmara, estabelece a ampliação de quatro para seis módulos fiscais no tamanho de imóveis que podem ser regularizados por meio de autodeclaração. O módulo fiscal é uma unidade em hectare definida pelo Incra para cada município do país, que varia de 5 a 110 hectares.

Atualmente a regularização de terras por meio de autodeclaração é baseada em informações fornecidas pelos próprios ocupantes do imóvel rural, sem a necessidade de uma inspeção de campo ou vistoria de autoridades no local.

CONTRAPONTO

Os deputados da oposição, acreditam que a ampliação da regularização por autodeclaração estimula o desmatamento e a grilagem de terras.

“Este é um tema extremamente polêmico. Favorece o desmatamento do Brasil. Mais da metade do desmatamento da Amazônia é provocado pela grilagem de terras”, afirmou o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), da bancada ambientalista.

Com a aprovação pelos deputados, o texto segue para a análise do Senado.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo