qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Congresso aprova projeto que proíbe despejos em 2021

Texto retornará a Câmara para nova deliberação
Congresso Nacional

Foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal o projeto que suspende medidas judiciais que resultem em despejo ou desocupação de imóveis até o fim de 2021, devido à pandemia do coronavírus. Os autores da proposta foram os deputados André Janones (AVANTE), Natália Bonavides (PT) e Professora Rosa Neide (PT). O texto suspende os atos praticados desde 20 de março de 2020, exceto aqueles já concluídos. O PL 827/2020, da Câmara dos Deputados, teve parecer favorável do senador Jean Paul Prates (PT).

“Esse projeto trata dos despejos sumários, das remoções compulsórias e relações do inquilinato, restringe em caráter excepcional, restrito ao final da pandemia no Brasil. Mais de 84 mil famílias são ameaçadas de despejo, se multiplicarmos esse número por quatro, que é o número médio de integrantes de uma família, teremos 340 mil pessoas, incluindo crianças. Se considerarmos as subnotificações, esse número pode chegar a meio milhão de pessoas ameaçadas de despejos e remoções forçadas até o final do ano, período que o projeto pretende cumprir. Frisamos que não se trata nesse projeto de nenhuma ocupação futura, mas daquelas já constituídas”, afirmou Jean Paul Prates, na leitura de seu relatório em Plenário.

O Senado aprovou, nessa quarta-feira (23), por 38 votos favoráveis e 36 votos contrários o texto já aprovado na Câmara com alterações.

Agora, o texto retornará à Câmara, tendo em vista aprovação de um destaque do senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), que exclui os imóveis rurais do âmbito do projeto. O autor do destaque alegou que os efeitos da pandemia, em especial a diminuição da renda, concentraram-se no meio urbano, ao contrário do meio rural, onde a atividade produtiva teve que continuar operando com mais capacidade para atender a demanda e evitar o desabastecimento.

Se aprovado novamente na Câmara dos Deputados, o texto será encaminhado para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação