qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

14 de Julho completa 119 anos nesta quarta-feira (14)

Clube está entre as cinco equipes mais antigas do Brasil

O Esporte Clube 14 de Julho completa, nesta quarta-feira (14), 119 anos de história.

O Clube foi fundado no dia 14 de julho de 1902 em Sant’Ana do Livramento. Foram fundadores do time: Pedro Lay, Coriolano Cabeda, Licurgo Cruxen, Armelino Garagorry, Henrique Carvalho, João Caffone, José Ramos, Roberto Calero, Argemiro Zimerman, Julio Sillia e os irmãos Ávila. Sendo Felizardo Ávila o primeiro presidente.

O Clube foi a primeira equipe brasileira a ganhar um torneio internacional. A competição aconteceu na cidade Uruguaia de Rivera, em 1909, onde participavam, além do 14, mais quatro times uruguaios.
Já o apelido “Leão da Fronteira”, foi consagrado em março de 1914, quando os jogadores demonstraram a torcida grande vontade de vencer uma partida acirrada contra a grande e consolidada equipe do Peñarol, do Uruguai.

O 14 de Julho é o terceiro clube de futebol mais antigo em atividade do Brasil, atrás apenas de SC Rio Grande e AA Ponte Preta, ambos fundados em 1900 e é o primeiro clube rubro-negro do Brasil, utilizando o uniforme com listras horizontais em vermelho e preto desde a sua fundação, em 1902.

O estádio do clube é denominado João Coelho Martins e homenagem ao ex-atleta do clube, tenente da Brigada Militar e dirigente nos primeiros anos do 14 de Julho. Acabou sendo morto durante um conflito da Revolução Constitucionalista de 1932

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa