qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

14 de Julho completa 119 anos nesta quarta-feira (14)

Clube está entre as cinco equipes mais antigas do Brasil

O Esporte Clube 14 de Julho completa, nesta quarta-feira (14), 119 anos de história.

O Clube foi fundado no dia 14 de julho de 1902 em Sant’Ana do Livramento. Foram fundadores do time: Pedro Lay, Coriolano Cabeda, Licurgo Cruxen, Armelino Garagorry, Henrique Carvalho, João Caffone, José Ramos, Roberto Calero, Argemiro Zimerman, Julio Sillia e os irmãos Ávila. Sendo Felizardo Ávila o primeiro presidente.

O Clube foi a primeira equipe brasileira a ganhar um torneio internacional. A competição aconteceu na cidade Uruguaia de Rivera, em 1909, onde participavam, além do 14, mais quatro times uruguaios.
Já o apelido “Leão da Fronteira”, foi consagrado em março de 1914, quando os jogadores demonstraram a torcida grande vontade de vencer uma partida acirrada contra a grande e consolidada equipe do Peñarol, do Uruguai.

O 14 de Julho é o terceiro clube de futebol mais antigo em atividade do Brasil, atrás apenas de SC Rio Grande e AA Ponte Preta, ambos fundados em 1900 e é o primeiro clube rubro-negro do Brasil, utilizando o uniforme com listras horizontais em vermelho e preto desde a sua fundação, em 1902.

O estádio do clube é denominado João Coelho Martins e homenagem ao ex-atleta do clube, tenente da Brigada Militar e dirigente nos primeiros anos do 14 de Julho. Acabou sendo morto durante um conflito da Revolução Constitucionalista de 1932

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad