qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Ministro da infraestrutura recebe Medalha do Mérito Farroupilha

Distinção foi proposta pelos deputados Ernani Polo (PP) e tenente-coronel Zucco (PSL) | Foto: Alina Souza

Na manhã desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi homenageado com a medalha do Mérito Farroupilha, através de proposição do deputado Ernani Polo em conjunto com o deputado Tenente-Coronel Zucco.

“Através de proposição conjunta minha e do colega deputado Tenente Coronel Zucco, entregamos a mais alta honraria do Parlamento gaúcho a um brilhante engenheiro, com sólida trajetória e ainda uma característica adicional que merece ser destacada: a probidade”, salientou o deputado Ernani Polo.

Tarcísio Gomes de Freitas é engenheiro civil, tendo assumido o Ministério da Infraestrutura em janeiro de 2019, com foco o programa de desestatização de ativos de infraestrutura, a retomada de obras públicas inacabadas, além do fortalecimento da regulação e da melhoria no ambiente de negócios para a atração de investimento privado no setor. Desde então já foram concedidos 70 ativos para a iniciativa privada, com a contratação de mais de R$ 70 bilhões em investimento privado para os próximos anos, além da entrega de mais de 150 obras públicas em todos os estados do Brasil.

“A área da infraestrutura, sob a condução do ministro Tarcísio no governo do presidente Bolsonaro, se libertou dos escândalos de corrupção, desmandos e oportunismos. Pelo seu caráter, trabalho e seriedade – esse é o brasil que a gente quer!”, finalizou o parlamentar.

A honraria – a maior distinção do Parlamento gaúcho – se destina a homenagear personalidades que através do seu trabalho merecem destaque em nome do povo gaúcho.

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos