ter, 21 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Câmara Municipal de Livramento completa 164 anos

A Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento foi instalada solenemente no dia 29 de junho de 1857
Foto: Arquivo/AP

A Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento completou nesta terça-feira (29) mais um ano de vida. Agora, são 164 anos de história.

Em 1857 foi realizada a eleição para a escolha da primeira legislatura. O pleito aconteceu no dia 12 de maio do mesmo ano, no qual a Mesa Paroquial foi instalada na Igreja Matriz.

A Câmara Municipal de Vereadores foi instalada em Livramento em sessão solene no dia 29 de junho de 1857, pelo então presidente da Câmara de Vereadores da cidade vizinha de Alegrete, Mathias Teixeira de Almeida.

Com a elevação de Sant’Ana do Livramento a categoria de Vila, pela Lei n. 351, de 10 de fevereiro de 1857, a cidade passou a ter administração própria, sendo o primeiro Presidente da Casa Legislativa, o vereador Francisco Maciel de Oliveira.

Atualmente o prédio do Legislativo Municipal está localizado na rua Senador Salgado Filho, n° 528. O plenário, denominado João Goulart, abriga os 17 parlamentares da 28ª legislatura.

 

Câmara realiza julgamento do vereador Júlio Doze nesta quarta-feira

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento realizará na próxima quarta-feira, dia 22, o julgamento que decidirá o futuro político do vereador Júlio César Figueiredo Doze (Podemos), investigado em processo administrativo por cinco denúncias apresentadas ao Legislativo. A sessão está marcada para as 8h30 e deverá ser aberta ao público. Na semana passada encerrou-se o prazo para os vereadores

Por Rodrigo Lorenzoni: Pedido de vista do PL impede novamente votação do projeto que extingue taxa do CRLV

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (21), a votação do parecer favorável ao Projeto de Lei 599/2023, de autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni, foi novamente adiada após pedido de vista, desta vez pela bancada do Partido Liberal, que tem se posicionado pela defesa da redução de impostos. O projeto propõe a extinção da taxa de