sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Câmara Municipal de Livramento completa 164 anos

A Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento foi instalada solenemente no dia 29 de junho de 1857
Foto: Arquivo/AP

A Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento completou nesta terça-feira (29) mais um ano de vida. Agora, são 164 anos de história.

Em 1857 foi realizada a eleição para a escolha da primeira legislatura. O pleito aconteceu no dia 12 de maio do mesmo ano, no qual a Mesa Paroquial foi instalada na Igreja Matriz.

A Câmara Municipal de Vereadores foi instalada em Livramento em sessão solene no dia 29 de junho de 1857, pelo então presidente da Câmara de Vereadores da cidade vizinha de Alegrete, Mathias Teixeira de Almeida.

Com a elevação de Sant’Ana do Livramento a categoria de Vila, pela Lei n. 351, de 10 de fevereiro de 1857, a cidade passou a ter administração própria, sendo o primeiro Presidente da Casa Legislativa, o vereador Francisco Maciel de Oliveira.

Atualmente o prédio do Legislativo Municipal está localizado na rua Senador Salgado Filho, n° 528. O plenário, denominado João Goulart, abriga os 17 parlamentares da 28ª legislatura.

 

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos