ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Libras: Senac Santana do Livramento inscreve para módulos 1 e 2 do curso 

A Língua Brasileira de Sinais, ou simplesmente Libras, é considerada a segunda língua oficial do Brasil. Desde 2002, quando uma lei federal foi sancionada, a Libras passou a ser reconhecida como meio legal de comunicação e expressão. Ciente disso, o Senac Santana do Livramento está com inscrições abertas para os cursos de Libras Básico Módulo 1, com início no dia 4 de agosto, nas quartas-feiras, das 19h às 22h, e Libras Básico Módulo 2, com início no dia 24 de agosto, nas terças-feiras, das 19h às 22h.

O objetivo das formações é estimular o aluno a se comunicar com as pessoas surdas, participando de associações, escolas, trabalhos, encontros, bem como compreender a cultura e a constituição das identidades surdas. O curso é modular, portanto, ao término de cada módulo, o aluno receberá uma certificação que melhora continuamente a qualificação para o mercado de trabalho.

De acordo com a coordenadora de Idiomas do Senac Santana do Livramento, Mariana Severo Alvarez, a formação é um grande destaque no currículo profissional, pois, além do enriquecimento cultural, o profissional pode destacar-se principalmente se a empresa em que trabalha possuir algum deficiente auditivo. “Ter conhecimento de Libras é fundamental no setor pedagógico, por exemplo, pois as instituições educacionais têm por obrigação serem locais de inclusão e integração”, comenta a coordenadora.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Senac Santana do Livramento www.senacrs.com.br/livramento ou pelo WhatsApp da escola (55) 98424-5666.

Serasa disponibiliza 0800 emergencial para brasileiros quitarem dívidas com bancos e financeiras

• Mutirão nacional que reúne 40 maiores bancos e financeiras do país oferece telefone gratuito para facilitar negociações. • Descontos de até 97% beneficiam 35 milhões de pessoas que têm dívidas bancárias. • Alta adesão faz Serasa estender ação especial de negociação com bancos até dia 11 de julho. • No Rio Grande do Sul mais de 28 mil acordos

Nota oficial – Judicialização do IOF

  A decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deliberação soberana da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que sustou o aumento do IOF, é uma afronta inaceitável ao Poder Legislativo e um grave atentado à democracia. Trata-se de mais uma tentativa autoritária do governo Lula de judicializar um tema eminentemente