qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Moisés Mendes palestrou no IFSul sobre a democratização da imprensa

Ação faz parte do Seminário nas Fronteiras de Marx

Na última terça-feira (3), o jornalista Moisés Mendes ministrou uma palestra no auditório do IFSul sobre o papel da imprensa no processo democrático. A ação fez parte do ciclo de palestras criado para atender a demanda da comunidade que se interessa pelos aspectos políticos e sociais da Fronteira da Paz. Como decorrência do Seminário “Nas Fronteiras de Marx”, que ocorreu em maio nas cidades de Santana do Livramento e Rivera, as palestras ocorrem uma vez ao mês com temáticas diferentes.
Durante a palestra, Moisés tratou da relação da imprensa com a situação criada a partir de agosto de 2016, que ele define como golpe. “Como que o jornalismo e a grande imprensa foram protagonistas do golpe e em que sentido isso interfere na democracia até hoje”, destaca.
Além disso, o jornalista falou da importância de ter uma imprensa alternativa, considerando também a possibilidade de regulamentação dos meios de comunicação, não sendo censurado, mas regulamentado para que tenham o mínimo de regra para atuação no mercado.

Como surgiu o gosto pelo Jornalismo:

Moisés Mendes nasceu em Rosário do Sul, teve sua iniciação jornalística no Jornal A Plateia, na década de 1970, período no qual relata perceber que se vivia sob uma ditadura feroz e o que isso significava. “Digo que foi em Livramento que eu me descobri repórter porque fiz uma reportagem sobre a vila Pampeiro e ganhei o primeiro prêmio de jornalista ali”, conta. Moisés diz que a boa definição para Livramento é a mais carioca das cidades gaúchas. “O jeito do santanense é diferente do jeito de outras cidades, gosto também da ideia de que Livramento faz parte do triangulo mágico da fronteira que é Rosário, Alegrete e Livramento. Eu nasci em Rosário, me criei em Alegrete e virei adulto em Livramento, aqui que eu descobri de fato que era Jornalista”, finaliza.

Por: Lauren Trindade – [email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con