qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Procura por Pinhão aquece as vendas nos supermercados

Um dos alimentos preferidos da estação para acompanhar um bom chimarrão ou um vinho (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Combinação perfeita para acompanhar o frio e as partidas de futebol da Copa do Mundo

Quando o frio chega ou as pinhas começam a cair das araucárias se revelam os pinhões. O alimento é rico em diversos nutrientes que, aliados a uma alimentação balanceada, fazem bem à saúde e ajuda a espantar o frio, fazendo parte da culinária típica do Sul do Brasil.
O produto é consumida com maior frequência no inverno, tem aqueles que preferem cozido ou na chapa, mas tudo depende da preparação de cada consumidor.
Nessa época, o que mais se encontra são pessoas no supermercado comprando pinhão para uma combinação com alguma bebida quente para acompanhar uma partida de futebol da Copa do Mundo ou simplesmente ficar na beira da lareira no frio.
Dona Naura Machado, balconista, diz que costuma comer pinhão e prepara assado na chapa do fogão a lenha. O que nem todo mundo sabe, é que a semente tem época para colheita, que começa em abril, conforme a legislação ambiental federal, e encerra quando acabam as pinhas. Isso, porque vários animais precisam do pinhão para enfrentar o inverno, que tem temperaturas negativas, geada e nevadas.
Segundo Antônio Alberto Righi, diretor de uma rede de supermercados, nessa época do ano a venda é muito boa, se consome muito pinhão, mas ele é um produto sazonal, somente tem consumo no inverno. Após a primavera, a venda praticamente cai à zero. “O valor está estabilizado, o ano passado houve uma quebra de safra muito grande e o preço ficou muito alto, até diminuiu um pouco o consumo. Esse ano está bem razoável o preço, o pessoal está comprando bastante”, destaca Antônio.

Um dos alimentos preferidos da estação para acompanhar um bom chimarrão ou um vinho (Foto: Marcelo Pinto/AP)
Dona Naura Machado diz que costuma comer pinhão e prepara na chapa do fogão a lenha (Foto: Marcelo Pinto/AP)
Antônio Alberto Righi, diretor de uma rede de supermercados (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Por: [email protected]

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e