sáb, 24 de maio de 2025

Variedades Digital | 24 e 25.05.25

Câmara abre sindicância para apurar suposto erro no Portal da Transparência

Segundo a presidência, no lançamento ao sistema, a compra de um processador apareceu como barbante de algodão

Causou grande repercussão nas redes sociais um print do Portal da Transparência da Câmara de Vereadores que tratava da compra de 504 metros de barbante de algodão feita pelo Legislativo de Sant’Ana do Livramento no valor de R$ 6 mil reais.

Nesta sexta-feira (21), o presidente da Câmara, Enrique Civeira (PDT), afirmou que abriu uma sindicância para apurar o fato. Segundo ele, trata-se de um equívoco do sistema ou do servidor que alimentou o portal.

O parlamentar relatou que, na verdade, a Câmara comprou um Processador Intel l3 7100 de 7ª geração.
No documento que solicita a abertura da sindicância, Civeira esclarece que a intenção era de comprar um Processador ou similar e não os barbantes algodão. O tema deve ser esclarecido nas próximas semanas.

ZUCCO PEDE CONVOCAÇÃO DE HADDAD PARA EXPLICAR BARBEIRAGEM ECONÔMICA DO IOF: “GOVERNO ATROPELA A LEI E CONFISCA O BOLSO DO BRASILEIRO”

  O líder da Oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS), apresentou requerimento de convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para prestar esclarecimentos sobre o que classificou como “barbeiragem econômica” na edição do Decreto nº 12.466, de 22 de maio de 2025. O ato do governo Lula aumentou de forma generalizada as alíquotas do IOF — Imposto sobre Operações de