qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Câmara estuda possibilidade de abrir CPI para investigar o loteamento Manoela

O tema foi pauta da sessão dessa segunda (17) no legislativo municipal e gerou discussão no plenário
(Foto: Ascom)

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento estuda a possibilidade de instaurar mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), dessa vez para investigar possíveis irregularidades na distribuição e seleção das casas do Loteamento Manoela, empreendimento do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Segundo o vereador Felipe Torres (DEM), ele junto a outros vereadores deverão protocolar o requerimento pedindo a abertura da CPI, a qualquer momento, com o intuito de esclarecer a comunidade sobre as 15 denúncias feitas à Polícia Civil, onde supostamente houve estelionato por parte da cooperativa responsável pelo empreendimento nos pagamentos das quantizações, sem as famílias habitarem as casas.

“Essa casa (câmara) precisa tomar uma atitude […] são denúncias graves e deverão ser apuradas, tá cheirando a coisa muito séria”, relatou o líder da bancada do DEM, Felipe Torres.

Mesmo sem ter sido citado, o vereador Leandro Ferreira (PT) contrapôs as falas de seu colega na tribuna. “A tempo me perseguem, mas sei da minha conduta e índole. Minhas contas estão à disposição”, afirmou Leandro.

Torres voltou à tribuna da Câmara e rebateu: “fiquei decepcionado com a sua fala vereador. Em nenhum momento eu lhe ofendi, eu tô querendo que a gente dê esclarecimentos para a comunidade, eu não tô lhe acusando. Em algum momento eu citei o seu nome aqui vereador?”, questionou.

Antes do fim da sessão, o presidente da Câmara anunciou que solicitou agenda com a delegada responsável dos inquéritos na Policia Civil para questionar se, de alguma forma, a abertura da CPI atrapalhará a investigação.

A Plateia tentou contato com a cooperativa responsável, mas até o fechamento dessa reportagem, não obteve retorno.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já