seg, 16 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Santanenses enfrentam problemas após ataque cibernético ao site do Judiciário

Advogados aguardam ter acesso para avaliar as perdas causadas pelos hackers, nessa semana
Advogado Carlos Thomaz Albornoz (Foto: Cedida)

Muitos santanenses estão reféns de um verdadeiro sequestro sofrido pelo site do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS). Desde quarta-feira (28), o sistema informatizado continua sob ataque cibernético. Os dados do Poder Judiciário estão aprisionados por um sistema que emite, de tempo em tempo, a mensagem de que bitcoins devem ser pagos em troca da liberação das informações, mesmo assim, os integrantes da Justiça não acreditam que o objetivo dos criminosos seja econômico.
O ataque cibernético vem causando instabilidade nos sistemas de informática do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, apenas o sistema Eproc, para consulta de processos, tem funcionado pela rede externa do Tribunal, com instabilidades. “Eu vejo esse ataque cibernético com muito pesar, muita tristeza”, destacou a diretora do foro local, juíza Carla Barros Siqueira Palhares.
“O fato desse ataque ocorrer, não significa que o sistema está errado ou que os processos precisariam voltar ao físico, porque teriam mais segurança, de modo nenhum, a gente tem que fazer adequação aos novos tempos e fortalecer os técnicos de informática para que sempre visitem a segurança. O Tribunal vai apurar a responsabilidade e vamos trabalhar para que novos ataques não ocorram”, complementou Palhares.
Para o conselheiro estadual da OAB e membro da Coordenação Nacional de TI, Carlos Thomaz Albornoz, é uma preocupação que expõe vulnerabilidades, que o Tribunal vai precisar bloquear. Para Albornoz, a única dificuldade que ele enfrentou nas últimas horas é o acesso ao sistema. “Logo que eu soube desse ataque não tenho acessado, aguardo o tribunal informar que podemos acessar”, afirmou.
O caso segue sob investigação interna do TJ, com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos e de Defraudações da Polícia Civil também vai atuar no episódio. Na noite da quinta-feira (29), o Ministério Público anunciou que um Técnico da Promotoria Especializada Criminal foi designado para acompanhar as investigações da polícia.

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A