qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Mulheres são presas em flagrante por envio de criança para exterior

Ação da Polícia Civil interceptou crime de facilitação de entrega ilegal de criança para o exterior
Foto: Marcelo Pinto/AP

Na tarde dessa quarta-feira (5), duas mulheres foram presas pela Polícia Civil em Sant’Ana do Livramento, após denúncia realizada por assistente social, de que a mãe de uma criança recém nascida estaria entregando seu bebê para um casal uruguaio em forma de doação.

Ao se deslocar até o hospital, os policiais constataram que a mulher que ficaria com a criança já estava com o enxoval pronto para levá-la para a cidade de Rivera, Uruguai. “A mãe não queria o bebê, acertou desde o início da gravidez, houve recebimento de enxoval, pagamento de consultas, indicando essa possibilidade que o casal uruguaio ficasse com essa criança. Essa atuação tipifica o crime do Eca, que é promover a remessa de criança para o exterior de maneira ilegal e por isso elas estão sendo autuadas. A prática de furar a fila para adoção é crime e leva a prisão.  As duas mulheres serão responsabilizadas, tanto a mãe, quanto a mulher que receberia a criança e faria de maneira ilegal a documentação dela”, declarou a delegada Giovana Müller.

De acordo com o artigo 239 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “Promover ou auxiliar a efetivação de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o fito de obter lucro: Pena – reclusão de quatro a seis anos, e multa”.

As duas mulheres foram presas em flagrante pelo crime inafiançável, elas devem serem levadas para a penitenciaria estadual de Sant’Ana do Livramento.

 

Debora Castro

[email protected]

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo