qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Reunião discute a problemática do Mormo

Imagem: Divulgação.

Encontro acontece em Porto Alegre e aborda doença que afeta os equídeos

Na tarde desta terça-feira (03), às 14h, a Embrapa Pecuária Sul irá realizar em Porto Alegre, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a segunda edição do evento que busca discutir a problemática do mormo – doença que afeta os equídeos e que pode ser transmitida dos animais ao homem. Foram convidados a participar representantes de diversas áreas ligadas ao tema.

No encontro, intitulado 2º Seminário da Embrapa: Atualizações sobre o mormo equino, o pesquisador e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Roberto Soares Castro, especialista no tema, irá proferir palestras que abordarão aspectos gerais sobre o mormo no Brasil, bem como várias questões referentes ao seu diagnóstico.

A primeira reunião, ocorrida dois anos atrás, foi fomentada pela preocupação com as metodologias utilizadas para diagnosticar a doença, que, na ocasião, não traziam certeza nos resultados. Isso porque o único teste utilizado até então era o de fixação de complemento, que oferecia limitações, não sendo muito confiável. Além disso, havia também a reclamação em relação à demora do retorno do resultado dos exames para detectar a doença, documento obrigatório para o trânsito de animais.

A falta de certeza no diagnóstico pode trazer dois problemas. O primeiro é a possibilidade de que resultados negativos sejam falhos, acarretando o risco de aumento da contaminação dos animais. Outra questão é a possibilidade do exame com resultado positivo ser incorreto, obrigando o proprietário a abater o animal e interditando sua propriedade, podendo levar a grandes prejuízos financeiros, além de questões que interferem no bem-estar animal.

Imagem: Divulgação.

 

 

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con