sáb, 6 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Secretaria da Agricultura e Polícia Rodoviária Federal apreendem 2,4 toneladas de alimentos impróprios para consumo humano

Mais de 2,4 toneladas de produtos de origem animal (carne de frango e presunto) foram apreendidas em ação de fiscalização realizada na BR-392 pela equipe da Supervisão Regional de Santa Maria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na quinta-feira (22/4).

Os alimentos estavam sendo transportados em um caminhão-baú sem nenhum tipo de refrigeração ou alvará sanitário e em contato com produtos de limpeza e inseticidas. Segundo o motorista, a carga seria entregue em mercados de São Sepé e Restinga Seca.

Os fiscais agropecuários e técnico agrícola da Regional de Santa Maria realizaram a autuação e encaminharam os produtos impróprios para o consumo humano para o Mantenedouro de Fauna São Braz, em Santa Maria.

De acordo com a fiscal agropecuária Claudia Dal Molin Soares, esses alimentos podem ser oferecidos aos animais selvagens por esses terem maior capacidade de digestão e resistência a microorganismos que estão presentes em alimentos mal conservados e com risco de contaminação.

“No caso de humanos, em especial os que se encontram imunodeprimidos, crianças e idosos, podem ocorrer complicações por infecções alimentares, sobrecarregando o sistema de saúde e podendo chegar ao óbito”, explica Claudia.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia