qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

STF nega inclusão de policiais em grupo prioritário de vacinação contra Covid

O ministro do STF Ricardo Lewandowski negou pedido da Advocacia-Geral da União para incluir policiais e integrantes da Força Nacional no grupo prioritário de vacinação contra Covid.

Na semana passada, a AGU ingressou com um requerimento ao STF para que os policiais tivessem prioridade de imunização. O órgão alegou “circunstância de vulnerabilidade dos profissionais de segurança pública e defesa social, bem como a essencialidade dos serviços por eles prestados”.

Lewandowski, por sua vez, negou o pedido da AGU argumentando que não caberia ao STF determinar a ordem de prioridade dos grupos a serem vacinados.

“O atendimento da demanda exigiria a prévia identificação e quantificação das pessoas potencialmente atingidas pela medida, com o consequente estabelecimento de novas prioridades”, disse o ministro na manifestação.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con