qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Prefeitura vacina fiscais do comércio contra à Covid-19

Categoria foi equiparada a dos profissionais da saúde no plano de imunização
Ação de fiscalização é realizada pela Secretaria Municipal da Fazenda (Foto: Matias Moura/AP)

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento se pronunciou, no fim da tarde desta segunda-feira (29), sobre a vacinação de fiscais do comércio da Secretaria da Fazenda contra a Covid-19. O tema foi levantado durante o fim de semana, quando a informação da imunização começou a circular no município.

Na nota, que faz referência à secretária de Saúde, Caroline Gomes, fica destacado: “(…) Considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde (…)”.

De acordo com a secretária, os fiscais são considerados profissionais da linha de frente das fiscalizações externas das normas e protocolos de combate à pandemia da Covid-19, atuando, diariamente, em ações/vigilância à saúde, tais como em aglomerações, festas clandestinas, fluxo de pessoas e outros.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal da Saúde de Santana do Livramento/RS, por intermédio de sua Secretária Municipal, vem esclarecer e trazer ao Público Santanense a devida TRANSPARÊNCIA e justificativa no que tange às vacinações dos Fiscais do Comércio deste Município.

Inicialmente o Município de Sant’Ana do Livramento/RS, segue rigorosamente as determinações do Programa Nacional de Imunizações. Lembra-se que o primeiro grupo a ser vacinado foi o de profissionais da Saúde, sendo que: “(…) Considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde (…)”.

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Governo Federal apresentaram a supramencionada definição em ofício circular de n.º 57/2021. Desta feita, os profissionais que integram o grupo em atuação na linha de frente das fiscalizações externas das normas e protocolos de combate à pandemia da COVID-19, atuando, diariamente, em ações/vigilância à saúde, tais como em aglomerações, festas clandestinas, fluxo de pessoas e outros, dentre os quais, alguns fiscais de comércio, por que expostos, em demasia, ao contágio pela doença, acabaram equiparados aos profissionais de saúde, não havendo qualquer tipo de irregularidade em suas vacinações.

Por fim a Secretaria Municipal da Saúde de Sant’ Ana do Livramento, coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos, buscando sempre demonstrar a lisura e a transparência para a população santanense, afastando-se qualquer tentativa, maldosa, de macular a atuação da Gestão.

Sant’ Ana do Livramento, 29 de março de 2021.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo