Mais 332 mil doses de vacinas contra a Covid-19 desembarcaram hoje no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na madrugada deste sábado (20). A carga, composta por 285.800 doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan e mais 36.250 doses da Astrazeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz também no Brasil, é a segunda maior remessa de imunizantes recebidas pelo Estado.
A maior foi registrada em janeiro, quando 341 mil doses foram entregues em solo gaúcho.
Em contato com a secretária da saúde de Sant’Ana do Livramento, Caroline Gomes, a Reportagem do jornal A Plateia foi informada de que ainda não há previsão de quantas doses serão destinadas à cidade. Entretanto, como o Estado recebeu um número expressivo de doses, a expectativa é de que a quantidade repassada aos municípios seja maior.
Com isso, Caroline não descarta reduzir a faixa etária para os grupos prioritários da vacinação. “Não se sabe quantas doses virão para a 10ª Coordenadoria. A partir das doses é que a gente toma as decisões, mas provavelmente vai abrir de ano em ano porque quanto menor a faixa etária, mais pessoas tem”.
De acordo com a Secretária, até a próxima segunda-feira (22) o Executivo Municipal já deve ter uma resposta, visto que até lá a expectativa é de que, pelo menos a quantidade de doses para cada município, seja informada.