sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Loteamentos em andamento e ocupações seguem ocorrendo em Sant’Ana do Livramento

Com a sensibilização em relação aos ocupantes no Lago Batuva, vereadores almejam mais loteamentos e moradias aos habitantes de baixa renda.
Invasão no Lago Batuva. Foto: Matias Moura/AP

O vereador Leandro Ferreira (PT) falou nesta semana sobre a questão da moradia que, segundo ele, tem uma demanda de 10 a 15 pessoas, por dia. O parlamentar lembra que após a extinção do Minha Casa Minha Vida, programa do governo federal que contemplava pessoas de baixa renda com moradia. Hoje, o Casa Verde Amarela, projeto que dá continuidade ao antigo programa, dá um financiamento ao participante, que deve ser abatido de mês a mês desde o ponto vigente do contrato. De acordo com Leandro, o programa não consegue contemplar pessoas com renda inferior a R$1,6 mil, além de ser necessário ter o nome limpo no Serasa e SPC.

“Os loteamentos que estão sendo feitos na cidade, muitos deles são feitos por empresas particulares”, comenta Leando. Ele recomenda que pessoas que já tenham condições de bancar a construção da casa, porém não tenha o terreno, que recorra aos loteamentos privados.

De acordo com o vereador, a Câmara está levando a discussão sobre as ocupações para a Comissão de Infraestrutura com o intuito de provocar o município para que eles olhem para essas famílias em áreas irregulares, vivendo em condições desumanas. Mesmo sendo uma situação ilegal, Leando Ferreira acha que a Câmara tem entendimento e sensibilidade com essas pessoas, e buscam dar a eles uma moradia com saneamento básico e eletricidade, fazendo com que os ocupantes tenham condições de uma vida melhor.

“E acredito que se morar é um privilégio ocupar acaba sendo um direito das pessoas”, disse Leandro Ferreira.

Nesta quinta-feira (11), Celina Martinez atual Secretária de Planejamento e Meio Ambiente, conta que ao assumir, a administração atual encontrou o Departamento de habitação estagnado e sem nenhuma informação, razão pela qual ações estão sendo feitas. “A atual prefeita, assim como sua equipe, é sensível à situação das pessoas carentes, em especial a de habitação e está dedicando todos os esforços possíveis para levar a cabo os estudos e análises de prováveis locais que sejam apropriados a garantir o direito à moradia digna”.

General Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

“Ao manter o General Braga Netto injustamente preso, o STF age com especial perfídia e de maneira ardilosa, mostrando que a justiça da vingança tem um lado… Em verdade, quando há, em um processo, pessoas presas, não há interrupção no trâmite durante o período do recesso… Fica cristalino como água, que não há tempo a perder para concretizar a maldade…

NOTA OFICIAL — Decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre o IOF

  A decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender tanto os efeitos do decreto presidencial que aumentava o IOF quanto a deliberação do Congresso Nacional que o sustava, num primeiro momento, preserva o que é essencial: o aumento do imposto está suspenso. Ou seja, não haverá elevação da carga tributária para os brasileiros, para os empreendedores, para o setor