qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Apoio Psicológico é o mais procurado pelas mulheres durante a pandemia

Os atendimentos com a psicóloga triplicaram no Centro de Atenção à Mulher

A procura pelo atendimento psicológico no Centro Especializado da Saúde da Mulher triplicou em relação ao ano passado no mesmo período com uma média de 148 mulheres sendo acolhidas mensalmente no ano de 2020.
As assistências mais frequentes envolveram casos de crises de pânico, sintomas de ansiedade, depressão, ideação suicida, baixa autoestima, preocupação com desemprego e questões financeiras que abalaram o emocional da maioria das pessoas, além de problemáticas nas relações familiares, relacionamento com os filhos e atritos com cônjuge.
Conforme a coordenadora a Saúde da Mulher, Aurélia Ribas, o centro especializado da Saúde da Mulher, abrange o atendimento à mulher desde a adolescência até a fase adulta. Os atendimentos são realizados através do acompanhamento da vida e da rotina das mulheres. Com a continuidade da pandemia muitos atendimentos foram realizados de forma online, pelo celular particular da Psicóloga Flávia Calixto Pires.
Devido à necessidade intensa de auxílio com questões envolvendo ideação suicida e até crises de ansiedade, a Psicóloga afirma “O que fazemos é acolher sem julgar, pois se observa que as mulheres tendem a cuidar mais dos outros e acabam deixando a saúde delas de lado”. Observando essa demanda Flávia direciona estratégias para a organização da rotina da mulher, inclusão de atividade física diária e práticas de relaxamento para dissipar as crises de ansiedade.
O Centro Especializado da Saúde da Mulher está localizado na rua Rivadávia Corrêa, nº 744, horário de atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs, telefone (55) 3968-1199.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa