Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

Afinal, quando a vacinação deve atingir as demais faixas de idade?

O texto abaixo está em

Há cinco dias as doses de imunizantes contra a Covid-19 começaram a ser disponibilizadas para os idosos a partir de 80 anos de idade. Até o momento, mais de 2300 pessoas já receberam pelo menos a primeira dose das vacinas. As doses estão disponíveis em diversos postos e unidades básicas de saúde do município.

Entretanto, muitas pessoas se questionam a respeito de quando a faixa etária deve ser diminuída para que mais pessoas sejam imunizadas. Nesta quarta-feira (3), por exemplo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Divisa estava realizando imunizações nas dependências do PTG Jayme Caetano Braun, mas a procura ainda era abaixo das expectativas.

A falta de filas e de procura vira argumento para que uma parte da população questione o andamento da imunização. Já a Coordenadora da Imunização no município, Raquel Levy, disse que reduzir a faixa de idade agora seria arriscado. “Se baixar agora, neste momento, para 79, vai dar aquela correria e vão faltar doses”.

De acordo com Raquel, o que limita as imunizações é a demora no envio de novos lotes de vacina para os municípios. A Coordenadora explicou ainda que nesta semana 174 mil doses chegaram ao Estado, mas ainda levarão mais alguns dias para serem enviadas aos municípios. Também dificulta a ampliação dos grupos prioritários o fato de que as doses que estão chegando são destinadas à segunda aplicação em pessoas que já receberam a vacina.

Mesmo assim, Raquel pede paciência à população e diz que até o final da semana a idade pode baixar. “Nesse sábado que vem, se até lá a gente tiver doses, o que eu acho que a gente vai ter, a gente vai fazer o drive-thru na rural para os 79 anos”, completou.

Cabe frisar que, a vacinação será aberta para os idosos de 79 anos com as doses que não forem aplicadas até o final do período preferencial para as pessoas de 80 anos. A Coordenadora destacou também que não há previsão de novas remessas com doses designadas para a primeira aplicação, apenas para a cobertura da segunda parte da imunização em profissionais da saúde e demais grupos prioritários.

NO AR
Rádio RCC