Neste sábado (27), o primeiro dia em que todas as regiões do Rio Grande do Sul estão sob o regramento da bandeira preta, também teve início a operação Te Cuida RS, desencadeada pelo Governo do Estado em parceria com os municípios. Em suma, as forças de segurança e fiscalização estaduais e municipais iniciaram uma operação para garantir que o regramento do decreto seja cumprido, principalmente a questão de aglomerações.
Em Sant’Ana do Livramento, os trabalhos tiveram início por volta das 20h nos pontos mais movimentados da cidade. Entretanto, as equipes também receberam diversas denúncias de festas clandestinas e reuniões com grande quantidade de pessoas. Uma delas ocorreu na rua João Paulino Vieira, no Parque das Águas, onde as autoridades puderam constatar a presença de, pelo menos, 20 pessoas. Em sua grande maioria, os participantes da reunião estavam parados em frente a residência que sediava a confraternização.
Ao perceberem a aproximação das equipes, rapidamente se deslocaram do local. A Brigada Militar fez contato com a responsável pela casa e solicitou que o encontro fosse encerrado. Desta forma, mais pessoas que estavam no interior da residência foram orientados a deixar o local. De acordo com o relato de vizinhos, o evento acontecia desde o final da tarde.