Algumas pessoas foram pegas de surpresa neste domingo (8), luzes apareceram no céu do Brasil em uma movimentação estranha, apontada por muitos como uma visita extraterrestre. Apesar disso, apenas se tratava de um conjunto de satélites da empresa Starlink, visíveis a olho nu assim mesmo em alguns períodos. A frota espacial faz parte de um projeto de Elon Musk que promete oferecer internet de baixa latência ao mundo todo, mas não de graça, apesar de garantir que oferecerá a um preço acessível.
Diferente de chuvas de meteoros, que acontecem de tempos em tempos, os satélites vieram para ficar e serão visíveis diversas vezes durante o ano. Eles seguem uma rota específica que pode ser acompanhada através de um aplicativo próprio chamado Find Starlink. O app tem uma versão para navegador e dá as coordenadas de quando e por onde os satélites vão passar em seguida, você pode saber o momento exato em que estarão visíveis de onde você mora. Para saber, basta colocar sua localização em coordenadas ou selecionar o seu estado.
Apesar disso, o site também chama atenção para alguns detalhes, não há como prever com 100% de certeza por onde os satélites passam, eles podem mudar de órbita a qualquer momento, exigindo uma nova previsão. A visibilidade deles também depende do quanto refletem a luz solar, da angulação, caso fiquem em uma posição em que refletem bastante luz são bastante visíveis. Os melhores horários de observação costumam ser no entardecer e no nascer do sol.
Foto: Marcelo Pinto