sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Novo decreto flexibiliza o retorno de algumas atividades

Mesmo com a capacidade de público reduzida, quadras esportivas, cultos presenciais, academias e clubes sociais podem reabrir

Na segunda semana consecutiva sob as normas do protocolo da bandeira vermelha, de acordo com a classificação imposta pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento publicou um novo decreto, mas desta vez, mais brando. O documento, que entra em vigor nesta quarta-feira (27), veio a público no início da tarde desta terça-feira (26) e trazia em seu corpo algumas novidades, como o retorno da presencialidade nos cultos religioso. Entretanto, desde que observado o limite de 20% do público e com a realização de apenas duas cerimônias por dia.

No último documento, publicado na semana passada, as atividades religiosas estavam autorizadas a acontecer apenas de forma virtual. Outro empreendimento que recebeu a liberação para retomar suas atividades foram as quadras de esportes, como as de futebol e padel, por exemplo. Esses espaços estão autorizados a funcionar com 50% de seus funcionários das 8h às 23h. No entanto, precisam observar algumas medidas, como o intervalo de 1h entre cada partida e também a proibição de consumo de bebidas ou alimentos nos locais, ficando permitida apenas a permanência dos atletas em atividade durante o período determinado.

As academias também poderão reabrir. Na semana anterior, a determinação do fechamento desses locais gerou grande polêmica, principalmente por parte dos profissionais da educação física, que questionaram a decisão alegando que a atividade física auxilia na manutenção do sistema imunológico e, consequentemente, no combate ao Covid-19. Agora, os espaços poderão funcionar das 6h30 às 23h com 25% dos colaboradores e 25% dos alunos. Bem como os clubes sociais com piscina, que retomarão as suas temporadas com 25% dos trabalhadores e 25% dos sócios no período das 8h às 23h.

Os parques aquáticos voltam da mesma forma, entretanto, com a possibilidade de contar com 50% de seus funcionários, mas com 25% do seu público. A faixa de horário permitida para o seu funcionamento é das 8h às 23h e nunca devendo ultrapassar a permanência de, no máximo, oito pessoas por grupos e mantendo o distanciamento de dois metros entre os grupos. Você pode ter acesso ao decreto na íntegra clicando AQUI.

Bahia Plaza Hotel recebe noite de autógrafos do romance Eu Sou Augusto, de Carlos Higgie

13/09/25 O escritor uruguaio-brasileiro Carlos Higgie lança na quinta-feira, 18 de setembro, às 19h, no Deck01 Gastrobar, localizado no Bahia Plaza Hotel, em Busca Vida, seu mais novo romance, Eu Sou Augusto. Durante o evento, o público poderá prestigiar o autor e garantir exemplares autografados. Com mais de 40 anos de carreira literária e 15 livros publicados, Higgie é conhecido por transitar entre poesia, contos e romances, sempre