sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Movimento feminista se reúne em audiência com prefeita

Na manhã de quarta feira (20), O movimento feminista de Sant’Ana do Livramento, por meio da Intersocial Feminista 8M Rivera-Livramento e o Fórum Binacional de Enfrentamento à Violência de Gênero, foram recebidas pela Prefeita Ana Tarouco, pela Secretária Municipal de Assistência Social, Gabriele Fernandes e pela Coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Nádia Eliede.
O movimento entende que o serviço do CRM precisa ser mantido e fortalecido nas suas estruturas. Porém, as informações do Executivo Municipal são de que o atual prédio, onde está o Centro de Referência, está completamente com suas estruturas físicas comprometidas, com a fiação elétrica totalmente condenada. Quanto à equipe mínima de profissionais para atuarem junto ao serviço foi informado que já foi elaborado um Projeto de Lei a ser submetido à Câmara de Vereadores, onde está proposta a criação dos cargos e a nova estrutura para o melhor funcionamento deste serviço.
O pedido do movimento é de que o CRM seja regulamentado junto à Secretaria Municipal da Assistência Social, ou outra, com destinação de verba específica para este serviço e ter equipe mínima, com a criação dos cargos de Psicóloga, Advogada e Assistente Social. A Prefeita Ana Tarouco se comprometeu em avaliar todos pontos possíveis da Carta Compromisso do Movimento de Mulheres, mas adiantou dizendo que a situação do Município no que diz respeito à questão orçamentária é bem caótica.
Segundo o movimento, a Prefeita se colocou à disposição das demandas elencadas pela Intersocial e Fórum, principalmente a respeito de capacitações e formação de profissionais na área da Educação e naquilo que é possível fazer já de imediato, construindo parcerias.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e