Superando os números do final de semana passado, neste sábado (26), a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento recebeu mais de 60 pessoas que buscavam por atendimento para o Covid-19. Para fins de comparação, no último sábado (19) foram 46. Desta forma, o corpo clínico e a direção do sanatório fizeram um apelo à comunidade, para que procurem o hospital apenas em casos de urgência ou emergência.
Isso porque, de acordo com um dos diretores da unidade, Sérgio Oliveira, algumas pessoas estão realizando testes na rede privada e, com o diagnóstico positivo da doença, estão indo ao hospital em busca de orientações. Oliveira diz que, em casos onde não há urgência, a pessoa deve imediatamente realizar o isolamento e entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, evitando assim circular e contaminar mais pessoas. Ainda de acordo com o administrador, a alta no número de atendimentos está ligada diretamente com as confraternizações de final de ano, bem como também são reflexos do fechamento das unidades básicas de saúde neste período.
Também neste sábado, ganhou grande repercussão, através das redes sociais, uma mensagem que alertava a população dizendo que o sistema de saúde do município estava próximo a um colapso, informação que foi negada pelo administrador. “Estamos fazendo esse apelo, que as pessoas só vão à Santa Casa em casos de urgência ou emergência, justamente para evitar o colapso do nosso sistema”, explicou. Portanto, aqueles que estiverem com suspeita de contaminação ou obtiverem o resultado positivo na rede particular, devem se isolar e entrar em contato com as autoridades através dos telefones: (55) 9-9615-6227, (55) 9-9654-3160 ou ainda (55) 9-9984-6271.