ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Santa Casa fica com apenas um médico pneumologista para atender pacientes com Covid-19

(Foto: Marcelo Pinto/AP)

A semana que será marcada pelas celebrações dos festejos natalinos e que antecede o réveillon chega carregada de preocupações para as autoridades da área da saúde em Sant´Ana do Livramento. Com 148 casos ativos de Covid-19 e nove pessoas internadas na Santa Casa de Misericórdia, sendo duas delas na U.T.I., o foco agora se volta para a contratação de médicos. Sim, médicos, já que neste momento o hospital conta com apenas um profissional para atendera todos os pacientes que estão internados com a confirmação da doença. A informação se torna ainda mais preocupante já que entre a manhã de sábado (19) e a tarde de domingo (20), 46 pessoas com algum tipo de sintoma buscaram atendimento na estrutura montada na frente do Pronto Atendimento da Santa Casa.

A informação foi confirmada na tarde deste  domingo pelo secretário municipal de Saúde, Eder Fialho. De acordo com ele, um dos médicos que estava auxiliando no atendimento em razão da do deslocamento para a cidade de pacientes provenientes de Rosário do Sul, já avisou que não mais prestará atendimento no hospital. Assim, apenas uma médica pneumologista está prestando assistência aos pacientes positivados se internados. “A médica á alertou que não irá atender mais do que sete pacientes, embora ela não tenha autonomia para definir quantos pacientes atenderá ou não. Essa determinação parte da Secretaria de Saúde. Mas, entendemos o seu estado físico e mental, todo o seu cansaço e pressão que sofre em função do quadro atual da pandemia na cidade”, salientou Eder Fialho. Somente no sábado, a Secretaria da Saúde havia confirmado mais 21 novos casos na cidade totalizando 148 mas, ainda faltam chegar novos resultados de exames que foram enviados ao Lacen – Laboratório Central do Rio Grande do Sul, ou seja, os números poderão ser ainda mais altos nas segunda-feira.

Apelo

No início da tarde do domingo, um grupo de profissionais que atuam diretamente no tratamento de pacientes internados com Covid-19 na Santa Casa, divulgou um apelo em forma de vídeo nas redes sociais pedindo colaboração da comunidade diante do crescente número de casos e da proximidade de esgotamento da capacidade de atendimento no hospital. Atualmente, a Santa Casa conta com 16 leitos na Ala Covid sendo que 60% destes estão ocupados, além de apenas duas vagas na UTI, ambas ocupadas.

Polícia Civil prende homem durante Operação Saqueadores em Livramento

A Polícia Civil, através de agentes da DP de Santana do Livramento, com apoio de agentes da DRACO, DPPA e Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de indivíduos suspeitos de praticar, em dias e vítimas distintas, dois roubos de valores. Um indivíduo, 48 anos, foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A