qua, 15 de maio de 2024

Variedades Digital | 11 e 12.05.24

Funcionários da Santa Casa fazem apelo à comunidade

Foto: Marcelo Pinto/AP

“Consciência”. Esse foi o termo usado por um grupo de funcionários da saúde que atuam na Santa Casa de Misericórdia de Sant´Ana do Livramento na manhã deste domingo em um vídeo gravado e postado nas redes sociais. Nele, o grupo traz uma alerta importante relacionado aos casos relacionados à Covid-19 e os números que não param de subir no município. Na publicação, o grupo traz um quadro interno que deve servir como alerta para a comunidade já que pelas duas próximas semanas, em razão das festas de final de ano, algumas aglomerações, mesmo diante dos pedidos contrários, acontecerão.

“Estamos com o hospital praticamente lotado. Na U.T.I. (Unidade de Terapia Intensiva), temos apenas dois leitos de isolamento para pacientes com Covid, ambos ocupados. Além disso, a nossa Ala Covid também está com sua capacidade também com alto índice de ocupação. Então, pedimos encarecidamente que vocês da comunidade, que sempre nos ajudaram, façam também esse apelo para seus amigos e familiares, que usem a máscara, não façam aglomerações, enfim. Estamos aqui trabalhando, esgotados, cansados, não temos técnicos e enfermeiros para manter o hospital com atendimento adequado, estamos atuando com o mínimo, mas, fazendo todo o esforço necessário para atender com qualidade e com respeito. Vocês tem que fazer a sua parte para que possamos manter esse hospital com o mínimo de pacientes”, desabafou uma das profissionais durante o vídeo.

Dados do último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Sant´Ana do Livramento confirmaram que a cidade possui atualmente 148 casos ativos da Covid-19. Desses casos, 09 são de pessoas que estão internadas na Santa Casa de Misericórdia sendo duas na U.T.I. Confira abaixo o apelo dos funcionários:

TCE-RS prorroga suspensão de prazos processuais e das remessas de dados

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) prorrogou até 31 de maio a suspensão da contagem dos prazos processuais, das remessas de dados dos gestores e dos processos administrativos do próprio TCE. A portaria assinada pelo presidente cons. Marco Peixoto, levou em conta a continuidade da situação de calamidade pública que devasta o Rio Grande do Sul. A portaria considerou