Com a publicação de um aditivo ao último decreto municipal na semana passada, ficou definido que, considerando a importância das atividades comerciais para as receitas de Sant’Ana do Livramento, os estabelecimentos comerciais ficam autorizados a funcionar de segunda a sábado no período entre as 7h e as 22h, por 14 dias. De acordo com a publicação, a medida foi adotada tendo em vista que a situação da pandemia de covid-19 no município é considerada estável.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Livramento (ACIL), Roberto Fervenza, essa nova determinação vem em momento oportuno. “É um fato importante porque, pelo menos, nos libera. Se não, nós estaríamos muito mais engessados. Então o comércio está reagindo, têm alguns setores que estão muito bem”, comentou. Fervenza também classificou como positiva a ampliação do horário de atendimento. “A pessoa não precisa ir na loja às onze da manhã ou às quatro da tarde. Existe essa ideia de flexibilização para que a pessoa não tenha que correr para a loja, ainda mais nessa época de Natal, onde o cliente pode esperar o final da tarde, depois que já passou o movimento, para ir comprar. Isso repercute na venda”.
Avaliando a situação econômica do País, o presidente da ACIL disse que estamos vivendo um momento atípico, mas, mesmo assim, pode ser positivo para o comércio. “O que está nos ajudando é o fato de que, por ora, o dinheiro não está rendendo nos bancos. […] Então a pessoa que tem um dinheirinho guardado retira o dinheiro que não está rendendo e compra uma coisa que esteja precisando, paga uma parcela. Existe isso que está movimentando e muito a economia”.
Ao final de sua fala, Fervenza afirmou que o setor tem uma boa expectativa para as vendas de Natal. “O comércio em muitos setores, construção, eletrodomésticos, móveis, estão funcionando. Isso não quer dizer que toda a economia esteja andando com grande positividade, mas muitos setores da economia estão reagindo muito melhor do que nós imaginávamos que poderia acontecer em um período “de pós-pandemia” que nós estamos nos encaminhando”.


Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade
Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o