ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Governo do Estado lança programa para obras em 349 escolas

Divulgação.

As cidades de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Santa Maria, Rio Pardo, Rosário do Sul, São Borja, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana, estão entre as contempladas

O Deputado Frederico Antunes, que ontem (26), cumpriu agenda em Brasília, recebeu o convite e a confirmação do anúncio do Governo do Estado, sobre o lançamento do Programa de Autonomia Financeira 2018 para a realização de obras de reformas de escolas estaduais. A cerimônia oficial será realizada hoje (27), às 10h, no Gabinete do Governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini.

Serão beneficiadas 349 escolas em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Entre as cidades contempladas com os recursos provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), estão:

Alegrete,
Bagé,
Caçapava do Sul,
Dom Pedrito,
Maçambará,
Manoel Viana,
Quaraí,
Santa Maria,
Rio Pardo,
Rosário do Sul,
São Borja,
Santana do Livramento,
São Gabriel
Uruguaiana.

Esse é terceiro ano consecutivo que o Governo do Estado contempla escolas estaduais com recursos repassados diretamente para conta das instituições, o que agiliza o processo. Mais de 1000 escolas estaduais já foram beneficiadas, com um total de R$ 135 milhões.

“Nosso comprometimento com a educação precisa ser prioridade sempre, apesar de todas as crises e as dificuldades pontuais ou estruturais. Dela, depende o desenvolvimento do Estado e o futuro de todos os gaúchos”, disse Frederico Antunes.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão; Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação e Secretaria da Educação.

Divulgação.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.