sex, 23 de maio de 2025

Variedades Digital | 17 e 18.05.25

Raça Crioula em luto se despede de Vilson Souza, o Ginete do Século

É com um imenso pesar que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) comunica a perda de um verdadeiro ícone da história da raça Crioula: Don Vilson Chalart de Souza, que nos deixou neste sábado (5), aos 86 anos. O Ginete do Século, como também foi conhecido e homenageado em sua trajetória, fez história ao ser o primeiro ginete campeão do Freio de Ouro, em 1982, na companhia do cavalo Itaí Tupambaé. Precursor de uma era, seguiu sendo referência e exemplo a tantos outros ginetes, criadores e demais envolvidos com o Cavalo Crioulo desde então.

Além da vitória em 1982, outros títulos e momentos marcantes fizeram parte da memória que agora permanecerá sendo lembrada. Vilson Souza conquistou um total de cinco Freios de Ouro, quatro Freios de Prata e dois Freios de Bronze. Conquistas que o tornaram influência para a comunidade crioulista, tamanha importância que, desde 2006, a premiação entregue ao Ginete do Ano (dada aos competidores que se destacaram na temporada) leva o seu nome: troféu Vilson Souza.

Os momentos de homenagem e colaboração com a raça não pararam, já que Don Vilson sempre foi uma figura presente nas atividades da raça, demonstrando sempre a sua paixão pelo Cavalo Crioulo. Entre eles, destacamos a participação do ginete no desfile em comemoração aos 85 anos da ABCCC, no ano de 2017, onde recebeu também o troféu “Alexandre Crespo – Que Momento”, dedicado a pessoas que deixaram sua colaboração para a raça. No ano passado, a Exposição Vilson Chalart Souza – 85 anos de amor ao Cavalo Crioulo, realizada em Bagé/RS, resgatou e celebrou sua trajetória. Também em 2019, o nome do Ginete do Século foi estampado na Parede da Fama do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Além disso, uma biografia está prestes a ser lançada. A obra “Coração de Cavaleiro – a arte de Vilson Souza” é escrita por Renato Dalto e curada por seu neto, Pablo Alves.

A Associação oferece seus pêsames e conforto aos familiares e amigos de Don Vilson, homenageando a sua trajetória e fazendo o mais sincero agradecimento a toda a contribuição feita pelo ginete em prol do Cavalo Crioulo, com o sentimento de que a sua história jamais será esquecida pela nossa comunidade. Em razão da situação vivida em decorrência da pandemia de Covid-19, não haverá cerimônia de despedida. Contando com a compreensão e respeito aos familiares neste difícil momento, informamos que o sepultamento ocorrerá na cidade de Bagé/RS, mas sem o acompanhamento de público.

A Associação convida a todos para seguirem acompanhando as homenagens a Don Vilson Souza que seguirão sendo feitas nas nossas mídias oficiais no decorrer deste domingo (6), unindo a comunidade crioulista em um grande momento de gratidão à sua memória.

Deputado Zucco apresenta Projeto para barrar aumento do IOF anunciado pelo governo federal

O deputado federal Zucco (PL-RS), líder da Oposição na Câmara dos Deputados, apresentou nesta quinta-feira (22) um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que visa sustar os efeitos do Decreto nº 12.466, editado pelo governo federal, que promove um forte aumento nas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).   De acordo com o parlamentar, o decreto do presidente Luiz Inácio

Governo, Invest RS e ADVB/RS firmam parceria inédita para qualificação em exportação no RS

Por Ascom Invest RS e Sedec O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Invest RS e a ADVB/RS, por meio do Conselho do Prêmio Exportação RS, firmaram nesta quinta-feira (22/5) um acordo de cooperação para o desenvolvimento de um Programa de Educação Continuada em Exportação. A assinatura ocorreu durante o Almoço da Exportação

NOTA OFICIAL – LÍDER DA OPOSIÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

CONGELAMENTO DO ORÇAMENTO É RETRATO DO COLAPSO ANUNCIADO   O congelamento de R$ 31,3 bilhões no orçamento anunciado hoje pelo governo federal é a confirmação explícita da falência do modelo econômico adotado pela gestão Lula. Uma decisão que, lamentavelmente, aponta para o colapso fiscal já em 2027, como vínhamos alertando há meses. A obsessão pelo aumento desenfreado dos gastos públicos,