qui, 28 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

Justiça derruba aumento de protocolos exigidos pela Prefeitura para o debate eleitoral

A juíza eleitoral Carmen Lúcia Santos da Fontoura proferiu, na noite desta quarta-feira (11), decisão a respeito das exigências feitas pela Prefeitura 72 horas antes da realização do único debate eleitoral entre os candidatos ao Executivo Municipal a ser realizado no Clube Caixeiral, nesta quinta-feira (12).

Na segunda-feira (09), o prefeito Solimar Charopen (PDT) encaminhou um documento aumentando protocolos, destacando que A Plateia deveria instalar cabines ou proteções de acrílico entre os candidatos que participarão do encontro. Essa exigência não faz parte da Nota Informativa número 25 (COE) do Governo do Estado, portanto o Grupo recorreu da exigência junto à Justiça Eleitoral.

Em sua decisão, a Magistrada destacou que os atos de propaganda eleitoral não poderão ser limitados pela legislação municipal ou pela Justiça Eleitoral, salvo se a decisão estiver fundamentada em prévio parecer técnico emitido por autoridade sanitária estadual ou nacional. “[…] qualquer outra exigência formulada pelo ente municipal que desborde dos limites da mesma é inconstitucional e ilegal, sendo que da análise do texto de referida normativa estadual não está compreendida a colocação de cabines ou proteções de acrílico, de modo que assiste razão ao ora requerente”, afirmou.

Carmen Lúcia lembrou que é necessária rigorosa observância de todas as medidas sanitárias devidas para o resguardo da saúde pública e de todos os participantes.

NOTA DO GRUPO A PLATEIA

O Grupo A Plateia reafirma o seu compromisso com a democracia e destaca que o distanciamento entre os candidatos será posto em prática para garantir a segurança de todos os participantes.  O Jornal A Plateia, a Rádio RCC FM e a TV A Plateia mantém o seu objetivo com a comunidade, levando informação de credibilidade. É essencial para o processo democrático que o debate de ideias entre os candidatos aconteça antes que uma escolha seja feita. O evento segue marcado para às 20h desta quinta (12), oportunidade que os eleitores terão para  conhecer quais são as propostas que estão a sua disposição para o dia do pleito.

Justiça Determina Retirada de Vídeo com Ofensas Contra Vereador

A Justiça do Rio Grande do Sul concedeu uma decisão liminar nesta semana determinando que a prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Luíza Moura Tarouco, retire de sua página no Facebook um vídeo contendo ofensas contra o vereador Júlio Cesar Figueiredo Doze. A decisão foi proferida pelo Juizado Especial Cível da comarca local, em ação movida pelo parlamentar. Segundo a

JUSTIÇA IMPEDE VEREADOR DE FAZER PUBLICAÇÕES OFENSIVAS E DE INTIMIDAR SERVIDORES PÚBLICOS

Decisão liminar da 2ª Vara Cível atende a pedido da Prefeitura e impõe restrições ao vereador Júlio César Figueredo Doze O Poder Judiciário do Rio Grande do Sul concedeu, nesta quarta-feira (27), uma tutela provisória de urgência contra o vereador Júlio César Figueredo Doze, impedindo-o de realizar publicações ofensivas contra servidores públicos e agentes políticos do município, além de proibir

O retorno da Moratória da Soja – mais uma “demão de verde” dos nossos Tribunais, por Néri Perin e Charlene de Ávila

A recente decisão judicial que manteve a moratória da soja após suspensão temporária pelo CADE representa um marco preocupante na subordinação da soberania nacional e regulatória brasileira aos interesses de organizações não-governamentais internacionais e grandes traders. Este episódio não apenas evidencia a fragilidade institucional do país diante de pressões externas, mas estabelece um precedente perigoso que pode comprometer toda a