sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

PIX, novo meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central, dá início às suas primeiras operações nesta terça

Durante 13 dias o Banco Central estará testando a nova modalidade de pagamentos e transferências.

Nesta terça-feira (3) o Banco Central dá início à primeira etapa de testes da modalidade de pagamentos PIX. Somente um grupo seleto de clientes dos bancos participantes terá acesso à esta plataforma, podendo ser incluídos mais pessoas com o decorrer da realização dos testes.

Nesta fase, que será realizada até o dia 15 de novembro, alguns clientes poderão utilizar o serviço em horários determinados, a partir do dia 16, o serviço ocorrerá de forma integral para todos os clientes cadastrados 24h por dia e sete dias por semana.

Apesar de somente pessoas selecionas pelos bancos poderem realizar pagamentos e transferências nessa fase restrita, qualquer pessoa que estiver cadastrada no PIX poderá receber as transferências.

Nesta fase de operações restritas o programa irá funcionar em horários pré-definidos, sendo eles:

  • Das 9h às 22h nos dias 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 14 e 15
  • Das 9h às 24h nos dias 5 e 12
  • Das 0h às 22h nos dias 6 e 13

 

De acordo com o Banco Central, os principais objetivos desta etapa são, verificar o funcionamento do PIX no ambiente de produção dos bancos e do próprio Banco Central, além de testar todos os casos de uso disponíveis do serviço para lançamento do sistema integral.

Foto: G1

Texto: Karen Vanessa Suarez

Nota à Imprensa – queda do ministro Carlos Lupi

  A saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é a confirmação de que sua permanência no cargo se tornou insustentável diante da gravidade do escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração. No entanto, é preciso deixar claro que esta é apenas a