qui, 21 de agosto de 2025

Variedades Digital | 16 e 17.08.25

Com a liberação do Estado, eventos voltam a acontecer em Livramento

Eventos são limitados com teto de pessoas entre funcionários e convidados

O Governo do Rio Grande do Sul divulgou, nesta semana, as regras para realização de eventos que foram liberados a partir do decreto 55.548, publicado ainda na segunda-feira, no Diário Oficial do Estado. A liberação acontece por causa da redução dos indicadores de propagação do coronavírus no Estado e atende as solicitações da classe promotora de eventos ao gabinete de crise.

Os eventos só poderão ser realizados em regiões que estejam há pelo menos 14 dias seguidos em bandeira laranja ou amarela. Nas áreas em bandeira amarela, o número máximo de participantes, entre público e trabalhadores, é de 100 pessoas. Na bandeira laranja, o número máximo permitido é de 70 pessoas. Em ambas as classificações de risco, a duração das festas deve ser de até quatro horas.

Raiska Pujol, cerimonialista de eventos, destacou que o retorno esta acontecendo com todos os regramentos e é uma importante área da economia santanense que volta a ser fomentada: “É fundamental esse retorno, pois este foi um dos setores mais atingidos pela pandemia. Ficamos por sete meses sem realizar nossas atividades, as perdas são incalculáveis, mas retornamos com todos os cuidados e regramentos necessários para que o evento transcorra com os regramentos exigidos”, conta.

Confira as regras que devem ser seguidas:

Bandeira amarela
Máximo de 100 pessoas (trabalhadores e público), respeitando o teto de ocupação e o distanciamento estabelecido no Modo de Atendimento e duração máxima do evento (para o público), de 4 horas.

Bandeira laranja
Máximo de 70 pessoas (trabalhadores e público), respeitando o teto de ocupação e o distanciamento estabelecido no Modo de Atendimento e duração máxima do evento (para o público), de 4 horas.

Modo de atendimento para regiões de bandeira amarela ou laranja
• Máscara de uso obrigatório sempre, com exceção do momento do consumo de alimentos ou bebidas, repondo imediatamente depois.
• Registro dos contatos de todos os presentes (trabalhadores e público), para rastreabilidade em caso de posterior confirmação ou suspeita de Covid-19.
• Reforço constante na comunicação visual e sonora dos protocolos (cartazes, vídeos, áudios, monitores).
• Distanciamento de dois metros na interação de artistas com público, vedado o contato físico.
• Disponibilização de álcool em gel em diferentes locais, para uso de trabalhadores e público.
• Disponibilizar álcool em gel e monitor orientando sobre o uso da máscara e a correta higienização das mãos antes e depois de acessar os brinquedos.

Imagem: Arquivo/AP 2018

Allanamientos, droga y detenidos en Rivera

El constante accionar policial no se detiene en la ciudad de Rivera, en el cual en forma diaria las autoridades policiales “combaten” el microtráfico de drogas que se lleva a cabo en la “Frontera de la paz”. En esta oportunidad un nuevo trabajo de inteligencia policial fue llevado adelante por parte de los integrantes de la Dirección de Investigaciones de

Los riverenses de Urubots lograron podio en competencia internacional de robótica en Corea del Sur

El equipo de robótica de la Universidad Tecnológica (UTEC), Urubots, volvió a dejar en alto la bandera uruguaya en competencias internacionales, tras conseguir el primer lugar en un desafío técnico y el tercer puesto en la categoría general de drones, en la FIRA RoboWorld Cup disputada en Daegu, Corea del Sur. Los Urubots, el equipo integrado por estudiantes y docentes

Vereador Doze apresenta defesa à Comissão Processante e nega as acusações da Prefeita

  Mesmo antes de concluído o prazo legal para manifestação, o vereador Júlio Cesar Figueiredo Doze (PODEMOS) apresentou, nessa quarta-feira, 20, sua defesa prévia à Comissão Processante instituída na Câmara de Vereadores para análise da denúncia e pedido de impeachment apresentados contra ele pela delegada Ana Tarouco, prefeita de Sant’Ana do Livramento. A denúncia, protocolada no último dia 21 de