seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

PRF dá dicas de prevenção de acidentes após semana trágica

Semana foi marcada por acidentes envolvendo a morte de santanense

A semana foi marcada por uma tragédia nas estradas do Rio Grande do Sul. Próximo à Santa Margarida do Sul, a santanense Carla Geovana Alvarez, de 40 anos, faleceu tragicamente. Ela era motorista de um dos caminhões que colidiram ainda na madrugada dessa terça (13) na BR-290.

Carla era funcionária de uma rede de postos de combustíveis de Sant’Ana do Livramento e fazia o transporte de produtos da refinaria até seu destino final. Ela também era conhecida por ser uma das poucas mulheres motoristas de caminhão da cidade.

O episódio chamou a atenção para a prática da direção defensiva e os cuidados no trânsito. Em contato com a 11ª delegacia regional da PRF, com o agente Roberto Muniz, foi passado algumas dicas importantes na hora de pegar a estrada: “Respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos demais veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança, evitar dirigir com sonolência e não utilizar o telefone celular. Se possível, viaje enquanto houver luz natural e estude antecipadamente o caminho a ser percorrido. Estas são algumas das principais orientações da Polícia Rodoviária Federal para reduzir o risco de acidentes”.

A PRF também orienta os usuários de rodovias, mesmo antes de viagens curtas, a fazer a revisão preventiva do veículo, incluindo a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do radiador, entre outros itens.

O uso do cinto de segurança, do capacete para os motociclistas e dos demais equipamentos de segurança são importantes para evitar ou reduzir lesões em caso de acidente. É importante que o motorista dirija descansado e sem estar sob efeito de álcool ou drogas.

Por: João Victor Montoli

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.