sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Festuris Gramado se prepara para ser uma feira “Covid Free”

Após anunciar o foco na segurança para a realização evento no formato presencial, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) está encaminhando agora a certificação “Covid Free” junto ao Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). A efetivação do selo ocorre somente após uma etapa de diagnóstico e auditoria de especialistas. Havendo a confirmação, o Festuris se tornará a primeiro feira com esta certificação no Sul do Brasil.

 

O Festuris sempre adotou uma postura de pioneirismo no setor do turismo, diretamente ligada à vocação de Gramado enquanto destino e palco de grandes eventos. Diante da crescente preocupação com a segurança sanitária, trazida pela pandemia, o Festuris é também o primeiro a sair na frente para obter esta chancela de evento seguro.

 

“Essa certificação dá embasamento e credibilidade para que os participantes venham para um evento tranquilos no quesito segurança. Por trás disso temos a responsabilidade de um instituto sério para reduzirmos ao máximo as chances de disseminação de Covid-19 nas dependências do Festuris. Poderemos ser a primeira feira presencial de turismo da América Latina na retomada pós-pandemia”, destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

 

O Selo COVID-FREE de Boas Práticas de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus foi estruturado por um Comitê Científico Internacional de especialistas que consolidou legislações e práticas em todo o mundo. Uma plataforma digital controla todo o processo e mantém os estabelecimentos, eventos, locais e negócios atualizados quanto à novas pesquisas e legislações para que sejam aplicadas continuamente.

 

“Imprimimos a expertise em saúde e acreditação do IBES neste manual de certificação para que a economia volte da maneira mais segura possível. Os clientes das empresas que estão adotando o selo, ficam tranquilos e se sentem seguros para voltarem a frequentar os estabelecimentos novamente”, explica a diretora do IBES, Vivian Giudice.

 

O Festuris está confirmado para 5 a 8 de novembro, em Gramado, aguardando os protocolos sugeridos pelo Governo do RS para a realização do evento presencial. A feira também trabalha com um braço virtual para atender o mercado turístico internacional e terá mais espaço para o conteúdo nesta edição. Mais informações sobre o evento no site www.festurisgramado.com.

 

Sobre o IBES

 

O IBES é uma instituição internacional acreditadora, especializada em saúde, que realiza atividades de Certificação e Acreditação de organizações e estabelecimentos. A Certificação em Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus (Covid Free) possui o papel de garantir ambientes seguros para produção, operação e/ou atendimento ao público. O selo foi desenvolvido para ajudar a retardar a disseminação do Covid-19 e tranquilizar as pessoas para que possam realizar negócios de forma segura. Mais informações em: www.ibes.med.br.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos