qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Governo do Estado libera atividades esportivas

Decisão pode favorecer o retorno do Citadino de Futsal ainda em 2020

Na última segunda-feira (14), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou o Decreto 55.482, o qual, entre outras determinações, anuncia a liberação das atividades esportivas, competições e funcionamento de clubes sociais e de futebol, desde que o município esteja há, pelo menos, duas semanas consecutivas dentro da bandeira laranja ou amarela do programa de distanciamento controlado.
Com essa nova disposição, surge a expectativa de retorno do Citadino de Futsal de Livramento (CFL). Tendo o dia 18 de março como o prazo final para as inscrições de equipes e atletas, o campeonato, organizado pela promotora Arena Eventos, foi surpreendido pela pandemia do novo Coronavírus e, com isso, nem chegou a começar a nova temporada.
Entretanto, com a publicação do novo decreto estadual, a organização da competição vê a possiblidade de retorno mais próxima, mas destaca a importância da presença de público. “Para nós, é fundamental a questão de público, mesmo que reduzido. Nem que tivéssemos um público limitado a 10 ou 15% da capacidade do ginásio, mas sem público fica inviável para fazer”, explica Alan Badra, responsável pelo campeonato.
Ainda em sua fala, o empresário diz que o retorno da competição depende também das orientações e regramentos do Executivo Municipal. “De qualquer forma temos que aguardar a manifestação da Prefeitura. O Estado autoriza, mas quem determina como vai ser é a Prefeitura. Eu dependo desses dois viés, primeiro a Prefeitura autorizar e ter público”.
De acordo com Badra, mesmo antes da liberação por parte do Executivo, a equipe organizadora do CFL já está trabalhando para a criação de um protocolo sanitário para promover um ambiente seguro tanto para atletas quanto para o público. Perguntado sobre eventuais mudanças no formato da disputa, o empresário disse que, provavelmente, a competição terminasse no ano que vem. “Eu acredito que daria (para retornar ainda em 2020). De repente com uma versão mais enxuta do campeonato e entrando verão a dentro. A característica do campeonato foi sempre terminar no fim de novembro. […] Aí teríamos que conversar com os times. […] Nós estávamos aguardando acontecer algo mais, mas agora com essa autorização já dá pra dar uma pensada nisso”.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con