dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Morre, aos 72 anos, ex-presidente do TJRS Marco Antônio Barbosa Leal

Foto: Barbosa Leal estava com 72 anos/Ricardo Duarte / Agencia RBS

O ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) Marco Antônio Barbosa Leal, 72 anos, morreu na madrugada deste domingo (13). De acordo com o filho dele, Rafael Leal, o desembargador aposentado foi vítima de um câncer. O velório ocorrerá entre 14h e 16h no térreo do TJ da Praça da Matriz, em Porto Alegre. A cerimônia fúnebre será aberta ao publico.

Leal nasceu em Tapes e completaria 73 no próximo domingo. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Em março de 1975 foi nomeado juiz de Direito, atuando nas Comarcas de Santo Ângelo, Encantado, Sant’Ana do Livramento, Pelotas e Porto Alegre.  Em abril de 1992, foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada do Rio Grande do Sul, atuando na 5ª Câmara Cível e na 1ª e 3ª Câmaras Criminais. Em agosto de 1997, foi nomeado desembargador do TJRS. Foi  presidente do Tribunal Regional Eleitoral, entre junho de 2002 e maio de 2003. Em 1º de fevereiro de 2006, assumiu a presidência do TJRS, para o biênio 2006-2008.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia