qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Rigotto e Bandeira concordam que o pacote de Eduardo Leite não é uma Reforma Tributária

O ex-governador e o ex-presidente do Banrisul falaram sobre o tema em um painel na RCC FM
Fotos: Júlio Cordeiro/Porthus Junior -Agencia RBS

Para o ex-governador Germano Rigotto (MDB) a reforma tributária proposta pelo governador Eduardo Leite (PSDB) não pode ser tratada dessa forma. “Ela não é uma reforma estruturante, até porque temos uma discussão de reforma em nível federal, e não tem muita lógica dizer que vai mudar a estrutura do sistema tributário estadual se tem um debate a nível federal”, afirmou Rigotto durante entrevista ao programa Boa Tarde, Cidade, nessa semana.

O ex-governador destaca ainda que parte do previsto na proposta, já aconteceria sem o que Leite está chamando Reforma Tributária. “Na verdade essa proposta tem o objetivo de não perder receita e não perdendo receita diz o governo, ‘olha nós vamos ter redução de alíquotas’. Me parece que a redução de alíquota de energia, telecomunicações e combustível, que é básica, tem a ver com algum projeto do governo e isso já está definido. No 1º de janeiro essas alíquotas caem”, alertou.

Durante o painel, o ex-presidente do Banrisul, Mateus Bandeira disse concordar com os pontos apresentados por Rigotto. Destacou ainda que os projetos têm uma narrativa de reforma, mas que não se sustenta. “Ela é uma reforma de aumento de outros tributos que não aqueles que têm a sua alíquota majorada hoje (…). Fora o fato de que isto é aumento de impostos e que é muito inoportuno discutir uma reforma aqui enquanto existe outra discussão federal, o que o governo encaminhou para a Assembleia é um pacote muito injusto porque é regressivo e muito cruel justamente com os mais pobres”, complementou.

Abaixo você ouve o painel na íntegra:

Fotos: Júlio Cordeiro – Porthus Junior/Agencia RBS

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.