dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Transporte Público deverá operar com 50% da capacidade

O Novo decreto publicado na madrugada desta terça-feira(18) trouxe novas normas para o transporte coletivo de passageiros, que deve ser realizado com passageiros sentados, com no máximo 50% (cinquenta por cento) da capacidade do veículo. A cada término de itinerário, deverá ocorrer a troca do veículo para higienização e limpeza minuciosa com substância de limpeza que garanta a efetividade sanitária.

As concessionárias e permissionários de transporte coletivo urbano de passageiros, bem como todos os responsáveis por veículos de transporte coletivo e individual, público e privado de passageiros, inclusive táxis e aplicativos deverão adotar as seguintes medidas: – a realização de limpeza minuciosa diária dos veículos com utilização de como álcool gel INPM 70%, solução

de água sanitária e outros produtos que eliminem o vírus COVID -19;  – a realização de limpeza rápida das superfícies e pontos de contato com as mãos dos usuários, como roleta, bancos, balaústres, corrimão e apoios em geral, com álcool gel INPM 70% a cada viagem no transporte individual e transporte coletivo.

O decreto também obriga as empresas concessionárias a disponibilização, em local de fácil acesso aos passageiros, preferencialmente na entrada e na saída dos veículos, de álcool gel INPM 70%. As medidas devem ser respeitadas até segunda ordem ou a publicação de um novo decreto.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia