qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Turquia ameaça suspender relações diplomáticas com Abu Dhabi

A Turquia ameaçou hoje (14) suspender oficialmente as relações diplomáticas com Abu Dhabi

Essa seria uma resposta ao acordo para normalizar as relações entre os Emirados Árabes Unidos e Israel anunciado na quinta-feira.

“Dei instruções ao ministro dos Negócios Estrangeiros, dizendo-lhe que podíamos suspender as nossas relações diplomáticas com o Governo de Abu Dhabi ou retirar o nosso embaixador” nos Emirados Árabes Unidos, disse o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em conferência de imprensa realizada em Istambul. A Turquia acusou hoje os Emirados Árabes de “traírem a causa palestiniana” ao aceitarem o acordo sobre a normalização das relações com Israel, sob a égide dos Estados Unidos.

O acordo deve ser assinado nas próximas três semanas em Washington. Segundo os Emirados Árabes Unidos, no âmbito do acordo, Israel “aceita pôr fim à vontade de anexação dos territórios palestinianos”, mas o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, não confirmou ainda esta premissa.

“Os Emirados Árabes Unidos apresentam isto [o acordo] como uma solução para o sacrifício da Palestina, mas estão a trair a causa palestiniana defendendo os próprios interesses”, refere um comunicado hoje divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia. “A História e a consciência dos povos da região não vão esquecer esta hipocrisia e jamais irão perdoar”, acrescenta o documento.

A reação de Ancara agrava as tensões entre a Turquia e os Emirados Árabes Unidos. Os dois Estados opõem-se nomeadamente em relação à situação na Líbia, onde apoiam campos opostos.  Antes, o Irão considerou que o acordo de normalização das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos é uma “estratégia estúpida”. A Autoridade Palestiniana de Mahmud Abbas considerou o acordo como “uma traição” à causa palestiniana e pediu uma “reunião de emergência” da Liga Árabe para denunciá-lo.

O projeto de normalização das relações entre Israel e as nações do Golfo, como o Bahrein, a Arábia Saudita e os Emirados, é um dos aspetos do plano da administração norte-americana de Donald Trump para o Médio Oriente saudado pelos israelitas, mas rejeitado pelos palestinianos. O plano prevê também a anexação por Israel do vale do Jordão e de colonatos na Cisjordânia, considerados ilegais pela lei internacional.

Fonte: embassynews.info

 

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad