qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Situação dos profissionais dos transportes pode ter novidades em breve

Deputado Jerônimo Goergen continua com articulações para a aprovação do auxílio emergencial a transportadores. Vereador Nilo informa que em breve impasses sanitários com o Uruguai podem ser resolvidos

Desde a chegada da pandemia do novo Coronavírus em Sant’Ana do Livramento, em março, os profissionais do transporte vivem incertezas. Em um primeiro momento, os primeiros a sofrerem foram os que atuam no ramo de transporte escolar e turismo. Isso porque as viagens foram restritas, atrações turísticas fechadas e as aulas foram suspensas em todas as esferas.

Para isso, o deputado Jerônimo Goergen (Progressistas/RS) redigiu o projeto de lei n° 4169/2020, o qual prevê, entre outras coisas, que seja liberado R$ 1.200,00, pagos em seis parcelas, para os profissionais da categoria até o retorno das aulas. Entretanto, segundo o deputado, a Câmara dos Deputados não conseguiu votar a aprovação do projeto durante a sessão desta terça-feira (11). Ainda de acordo com Goergen, o projeto sofreu diversos ataques, tendo artigos alterados pelo Governo Federal e também o seu relator substituído por ordens do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

A expectativa é que a votação seja realizada na manhã de quinta-feira (13), mas Goregen se disse insatisfeito com as alterações. “Eu já tinha muita preocupação antes. O projeto como está, está com muita cara do tipo assim: tem o projeto, não me cobrem. Como se fosse o Governo falando isso. Mas é um projeto que não vai acabar atendendo ninguém”, comenta. O deputado também disse que já está trabalhando em uma nova versão do projeto para que não haja prejuízos à classe.

Também sobre o transporte, o vereador Carlos Nilo (Progressistas) trouxe novas informações, inclusive sobre as exigências do governo uruguaio aos caminhoneiros brasileiros, mas antes opinou sobre o projeto de lei. “Agora estava ouvindo o nosso Deputado Federal, Jerônimo Goergen, está apresentando um outro projeto. Se vê que o projeto que iria ser apresentado não dizia nada com nada e parece que a gente fica no mesmo lugar”.

Ainda segundo Nilo, há uma preocupação do Executivo Municipal quanto ao retorno das aulas. “Eu estive conversando com a secretária de educação e o processo licitatório está em andamento, ela espera que não dê vazio. Está conversando com as empresas e espera sair logo pra não se preocupar com o retorno as aulas”, completa.

Sobre o papel dos pares do legislativo, Nilo disse que a Câmara está sempre conversando e tentando articular para tentar agilizar o processo. “Mas a gente sabe que não somos gestores”, opina. Já em relação aos avanços nas negociações com o governo do Uruguai, Nilo disse que conversou com a representante da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) de Uruguaiana e foi informado de que já houve um aceno do país vizinho para que os testes rápidos passem a ser aceitos. Além das testagens, outro ponto a ser debatido é a questão da facilitação no atendimento médico aos viajantes nos dois países. “Essa burocracia atrapalha também, o acordo que está sendo feito é que o uruguaio quando entre aqui não precise de um seguro e o brasileiro quando entrar no Uruguai não precise também”, observa.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo