A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), anunciou na última segunda-feira (03), através de um comunicado que realizou nos últimos dias reuniões para debater o retorno das aulas de maneira remota. A instituição está sem atividades desde o dia 12 de março, no início da confirmação dos primeiros casos nas cidades onde possui campi. Nesse período, a equipe de profissionais da universidade criou um grupo de trabalho formado pelo vice-reitor, pró-reitores, diretores do campus, coordenadores acadêmicos e representantes discentes, com o objetivo de avaliar as condições da retomada das atividades de ensino e montar uma proposta de retorno e apresentar ao Conselho Universitário (Consuni).
No dia 24 de julho, o grupo realizou uma reunião extraordinária do Consuni, tendo como pauta principal a avaliação da proposta apresentada, o novo calendário acadêmico. “Não chegamos a iniciar as discussões, pois um dos conselheiros solicitou vistas ao processo e só retomaremos a pauta na próxima semana, o que pode postergar a previsão de início e, portanto, toda programação”, destaca a nota.
Nas pesquisas que foram realizadas com a comunidade acadêmica e em outras pesquisas realizadas por alguns campi, demonstram que é forte o desejo de retorno às atividades de ensino. “A comunidade acadêmica deseja esta retomada e precisamos fornecer uma resposta clara e objetiva, demostrando que enfrentaremos juntos os desafios que este novo modelo de ensino exige”.
Ainda segundo o comunicado, destaca que o mundo mudou de forma abrupta, modificando o modo de ver e agir em sociedade. Assim como a tecnologia alterou o modo de hospedar, a maneira como acontece a comunicação, pagamentos e recebimentos, deslocamento e alimentação e o grupo destaca que o modo de ensinar não poderia ficar de fora deste processo: “Precisamos estar preparados para estas mudanças. Precisamos enfrentar sem receio esta nova condição, fazendo uso da tecnologia que nos aproxima mesmo com o distanciamento social que nos foi imposto, dialogando, seguindo trocando experiências e aprendendo juntos. Vamos voltar às aulas de forma remota. Vamos enfrentar esse desafio juntos! Para isso precisamos do apoio de todos: discentes e servidores. É hora de nos unirmos e seguirmos em frente, continuarmos caminhando, cada vez mais a passos mais largos, com coragem e sem temer as incertezas”.