sáb, 17 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Cemitério de obras públicas

Por: Tenente-Coronel Zucco
Deputado Estadual

Corrupção e impunidade estão na raiz do desperdício e consequente escassez de recursos para os investimentos em saúde, educação e segurança. A execução de obras públicas tem sido vetor importante no fenômeno que consagrou o Brasil como “imenso cemitério de obras”. Em 2019, o Tribunal de Contas da União fiscalizou mais de 30 mil construções públicas. Deste inventário, 30% foram consideradas paralisadas, com prejuízos de bilhões. Diante desta situação protocolei projeto que institui o Sistema de Controle de Obras Públicas do RS (SICODP-RS).
O objetivo da iniciativa é viabilizar a fiscalização de qualquer cidadão das obras públicas com a publicação de todos os detalhes técnicos e financeiros. O projeto prevê que cada obra terá uma página na internet contendo cópia do edital de licitação, início/final e prazo da obra, órgão e fiscal responsável, valor total, pagamentos, cronograma de execução com atualizações, etapa a realizar, medições e fotos, entre outras informações.
Recentemente a Controladoria-Geral da União divulgou a Escala Brasil Transparente/Avaliação 360° que apontou, no caso do RS, deficiências de transparência por não disponibilizar informações suficientes. Nosso projeto pretende, ainda, estimular os gaúchos a acompanhar a aplicação do dinheiro arrecadado através dos impostos. Às vésperas da reforma tributária acredito que há espaço para aperfeiçoar instrumentos de controle para melhorar a aplicação dos recursos públicos.
No ano passado o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) inventariou 89 obras municipais e estaduais paralisadas que consumiram R$ 300 milhões. São recursos que faltam para o combate à pandemia, reforço na segurança pública e melhorias na educação. Transparência não é favor. É obrigação de todo gestor público.
O mandato eletivo exige legislar e fiscalizar. Por isso elaboramos o projeto. É inadmissível compactuar com desvios e malversação de dinheiro de todos nós. Escoadouro de bilhões a cada ano, a execução de obras públicas deve atender a função social de melhorar a qualidade de vida do cidadão. Por isso, todos devem ser exercer o dever da fiscalização. Mas para isso necessitamos de instrumentos tecnológicos que permitam acompanhar a execução de todas as etapas – do edital de licitação à inauguração.
Nosso projeto foi aprovado por todas as comissões técnicas da Assembleia Legislativa. Em breve será apreciado e votado no plenário. Acredito que os parlamentares a os gaúchos serão parceiros para estabelecer novos parâmetros de transparência no Rio Grande do Sul.

.Acidente na BR-293 deixa duas mulheres mortas e três homens feridos em estado grave

  Na tarde desta sexta-feira (16), um grave acidente foi registrado na BR-293, nas proximidades do trevo da Faxina, em Sant’Ana do Livramento. Um carro Honda CRV, na cor preta, com cinco ocupantes capotou após um possível problema em um dos pneus, que teria causado a perda de controle do veículo por parte do motorista, levando à saída de pista

Vereador busca viabilizar investimentos do Governo para Esporte e Lazer na cidade

  Depois de reunião na Secretaria de Esportes do RS, o vereador Duda Amaral (PP) esteve nesta semana reunido com secretário de Planejamento, Paulo Ricardo Ecoten, e o Procurador Felipe Vaz para tratar de recursos para iluminação e infraestrutura de praças e parques de Sant”Ana do Livramento. A conversa foi uma continuação do trabalho de auxiliar na busca de verbas