qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Álcool: 10 anos de Lei Seca

Neste 19 de junho o Brasil celebra uma década da publicação da Lei Seca, a Lei 11.705.

Conhecida como Lei Seca, a legislação busca reduzir a tolerância com motoristas que dirigem embriagados. A maior fabricante de destilados do mundo e dona de marcas como Johnnie Walker e Smirnoff (Diageo), se posiciona como parceira desta causa.

No entanto, a atitude dos motoristas pouco mudou em 10 anos. Um levantamento do G1 (Grupo Globo), por meio da Lei de Acesso à Informação, somou mais de 1,7 milhão de autuações com crescimento contínuo desde 2008.

O avanço nos últimos 5 anos ficou acima do aumento da frota de veículos e de pessoas habilitadas, indicando que o número de motoristas flagrados bêbados continua crescendo, em vez de diminuir com o endurecimento das punições ao longo destes anos.

O site G1 fez o seguinte levantamento:

*Pelo menos 118 mil foram encaminhados a uma delegacia por crime de trânsito

*MG e SP lideram ranking de infrações registradas

*Falta de banco de dados prejudica o planejamento de ações

*Álcool é a 2ª maior causa de mortes no trânsito no Brasil

*Estudo estima que Lei Seca salvou 41 mil vidas entre 2008 e 2016

*Número de motoristas que assumem o risco de beber e dirigir ainda é grande

FOTO ELIS REGINA AP

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.