sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Idosa é enterrada em vala comum sem ter Covid-19

Família reivindica exumação de Floricia Teixeira Machado, de 82 anos

Floricia Teixeira Machado, de 82 anos, foi enterrada nessa segunda-feira (20), seguindo todos os protocolos de sepultamento do novo coronavírus (Covid-19). A idosa, no entanto, não estava contaminada com o vírus. Ela fez, pelo menos, dois testes e ambos deram resultado negativo.

Quem conta como tudo aconteceu é a família de Floricia. Os filhos ainda estão tentando assimilar tudo o que ocorreu. Segundo eles, ela vinha em um quadro grave há alguns meses, com três episódios de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Floricia tinha dificuldade para deglutição da comida. Ao se alimentar, ela acabava se afogando e o alimento ia para os pulmões, relata uma das filhas.

Floricia Teixeira Machado

Na última sexta-feira (17), Floricia foi levada ao Centro Hospitalar Santanense (CHS) com pneumonia. Pacientes com esse diagnóstico são transferidos para a ala Covid da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. Já na Santa Casa, a idosa fez o teste rápido para Covid, que deu negativo. Mesmo assim, avaliando o quadro, os médicos solicitaram outro exame, o PCR.

Infelizmente, o resultado chegou tarde. Floricia Teixeira Machado faleceu às 2h30 de segunda-feira. A família relata que, como o teste rápido deu negativo, imaginaram que poderiam fazer o velório e o sepultamento de Floricia no cemitério municipal, onde a idosa já tinha um jazigo, que sempre lembrava que era onde queria ser enterrada, ao lado de seu marido.

No entanto, a equipe da Santa Casa de Misericórdia não autorizou o velório e disse que precisava ser seguido o protocolo Covid. Às 9h30 de segunda-feira Floricia foi sepultada no Cemitério Vale dos Sinos no espaço onde estão sendo abertas covas para pacientes de Covid-19. Às 15h30 a família foi avisada do resultado: o teste PCR, enviado a Uruguaiana, deu negativo.

A filha de Floricia tenta reivindicar a exumação da mãe e o sepultamento onde ela desejava. “Eu não me conformo e não vou conseguir descansar enquanto a minha mãe não for tirada de lá”, diz Ana de Nivea Teixeira Martínez. “Eles poderiam ter esperado até que o resultado saísse”, complementa.

Questionada, a Secretaria de Saúde informou que foram seguidos todos os protocolos de Covid-19, já que Floricia estava enquadrada em um caso suspeito de coronavírus.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos