qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Livramento atinge o maior número de casos ativos desde o início da pandemia

Desde a notificação do primeiro caso positivo de Coronavírus (COVID-19) em Sant’Ana do Livramento, no dia 19 de março, há mais de três meses, esta é a primeira vez em que o município registra um número tão alto de casos ativos da doença, sendo dez no total. Atualmente, Livramento conta com 45 casos confirmados e mais 20 ainda em análise.

A informação foi confirmada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Gabriela Formoso, na manhã desta terça-feira (9) durante entrevista ao programa Jornal da Manhã, na RCC FM (95.3). “Realmente a gente está em alerta. A situação no município está bastante diferente da que a gente via nas semanas passadas, nós temos dez casos ativos aqui […] realmente é o nosso recorde”, avalia.

De acordo com Gabriela, um dos fatores que mais contribuem para o aumento no número de casos de COVID-19 em Livramento é a falta de conscientização de grande parte da população. “A nossa maior preocupação ainda continua sendo que a gente ainda encontra muita gente resistente, muita gente que não usa a sua máscara, muita gente na rua circulando sem necessidade. Os centros dos bairros lotados é uma preocupação tremenda porque o vírus está circulando”, alerta.

A enfermeira ainda destacou a situação da cidade de Rivera que, pela proximidade, facilita a circulação de pessoas. Até o fechamento desta matéria, a cidade uruguaia contava com 54 casos confirmados, sendo que, desta monta, 44 ainda estavam ativos.

Se somados, os números de casos nas duas cidades beiram uma centena. Frente a esse cenário, Gabriela não descarta que novas restrições sejam impostas pelo poder público. “A gente tinha uma situação bastante controlada no município. A gente está avaliando a questão dos protocolos, do decreto. Se precisar mudar (ou) restringir algumas atividades a gente vai fazer isso”.

Finalizando sua fala, a enfermeira ressaltou a importância da colaboração dos cidadãos para que a situação não se agrave ainda mais. “Se usassem máscara e tivessem todas as medidas de higiene com certeza se conseguiria manter o comercio aberto e a situação flexibilizada. Agora vai depender da responsabilidade de cada um. Se o pessoal não colabora, daqui a pouco a gente vai ter que fechar tudo de novo e voltar a restrição da movimentação das pessoas”, pontua.

 

Texto: Murilo Alves

 

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo